A bailarina e professora de dança Yohana dos Santos, de 47 anos, é o primeiro brasileiro a mudar de sexo numa cirurgias paga pelo SUS. O SUS, agora, no governo lulopetista, passou a usar dinheiro público para custear aquilo que não pode mais ser chamado de mudança de sexo, mas "redesignação sexual"
A operação foi realizada no dia 9 de agosto, em Salvador, no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Diz a a Yohana: "Antes eu não tinha condição de me identificar totalmente pelo físico, devido ao órgão que não condizia com a minha essência”, conta Yohana que, desde 2015, tem a documentação civil a identificando oficialmente como mulher. “Estou plena, realizada. A cirurgia foi um sucesso”, comemorou Yohana no dia em que recebeu alta (17). Desde 2018 ela é acompanhada pelo Ambulatório Transexualizador do hospital. A paciente foi assistida por um grupo multiprofissional, tendo sido considerada apta à cirurgia pelas equipes de endocrinologia, psicologia e serviço social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário