Bolsonaro fala na CNN e desabafa: "Não houve golpe. Golpe num domingo, sem líder e sem armas ?"

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que os atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, foram “uma armadilha da esquerda”. 

Ele deu a declaração neste sábado, 6, em entrevista à CNN Brasil:

- Infelizmente, não foi para frente a investigação. Não é do pessoal que nos segue, que nos acompanha, pessoal bolsonarista, pessoas de direita, pessoal conservador fazer isso aí.

Bolsonaro disse que, ainda no fim de 2023, recebeu informações de interlocutores sobre o protesto em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. Conforme o ex-presidente, havia menos de 300 pessoas nos acampamentos, na antevéspera da manifestação. Esse número chama atenção, visto que o Exército, a Polícia Militar e o Supremo Tribunal Federal (STF) agiram para prender a manter em cárcere mais de mil cidadãos.

Não houve golpe, diz Bolsonaro

Na entrevista à CNN, realizada em 5 de janeiro, o ex-presidente condenou a atitude dos vândalos que depredaram as sedes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Também comentou as prisões dos manifestantes. Rechaçou, contudo, a hipótese de tentativa de golpe:

- Para haver a tentativa de golpe, tinha de ter uma pessoa à frente.Tudo que foi apurado não levantou nome algum. São suposições. Quem vai dar golpe com velhinhos, com pessoas idosas com a Bíblia debaixo do braço, com a bandeira na outra mão, com pessoas do povo, com vendedor de algodão-doce, com motorista de Uber, com menor de idade, com criança ? Quem vai dar um golpe nesse sentido? E outra: foi em um domingo.”

Bolsonaro disse que, historicamente, os alvos de golpe foram os chefes de Estado. “Não é contra um ministro do Supremo, presidente da Câmara ou do Senado”, acrescentou, ao lembrar que o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, havia seguido para Araraquara na manhã de 8 de janeiro de 2023. “Avisado por alguém do problema que iria ocorrer.

O  ex-presidente disse que lamenta as punições “altíssimas” impostas aos manifestantes. “Até porque são culpadas, segundo o relator do STF [Alexandre de Moraes], de uma tentativa armada de mudar o Estado Democrático de Direito”, disse. “E nenhuma arma foi encontrada. Nem traficante fica 17 anos de prisão.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário