O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, destacou a suspensão da plataforma X (antigo Twitter) no Brasil para reforçar preocupações sobre uma possível proibição do TikTok no território norte-americano. Em uma petição apresentada à Suprema Corte na última sexta-feira (27.dez.2024), o republicano alertou que decisões como essa podem estabelecer “precedentes perigosos” em relação à censura de plataformas digitais.
A informação é da Agência Estado de hoje, dia 31.
Donald Trump argumenta que tais medidas poderiam ameaçar a liberdade de expressão e facilitar a supressão de opiniões políticas. O documento cita o caso brasileiro como exemplo, relatando que a suspensão do X foi atribuída a pressões governamentais para a remoção de contas ligadas a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O texto também menciona conflitos entre autoridades brasileiras e a rede social, que teria sido acusada de apoiar “milícias digitais” responsáveis por disseminar fake news e ameaças contra ministros do Supremo Tribunal Federal. Segundo Trump, essa situação evidencia uma tendência preocupante entre democracias de restringir discursos online considerados inconvenientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário