DataFolha mostra muito pessimismo sobre o estado atual e futuro da economia

 A Folha de S. Paulo publica, hoje, dia 1o,  pesquisa realizada pelo Datafolha, que revela amplo pessimismo entre os brasileiros em relação à economia do país. 

A pesquisa contrasta de maneira significativa com a pesquisa Radar Febraban, divulgada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) há apenas uma semana, que apresenta um panorama edulcorado e surpreendente, extremamente otimista sobre o ano que se inicia.

O editor tem cópia integral da pesquisa da Febraban, que é estranhíssima (leitores podem pedir cópia integral pelo Whats do editor, 51.99945.o9810).

De acordo com o Datafolha, o otimismo dos brasileiros com o Ano Novo caiu para 47%, o menor patamar desde 2020. Pela primeira vez em cinco levantamentos, menos da metade dos entrevistados acredita que a situação econômica da população melhorará no próximo ano. A pesquisa do Datafolha sugere uma visão negativa sobre a trajetória econômica do país, com 61% dos brasileiros acreditando que a economia está no caminho errado. Entre os entrevistados, apenas 32% veem a trajetória econômica como correta, e 6% não souberam responder.

A disparidade entre as duas pesquisas levanta questões sobre a percepção dos brasileiros em relação à economia e à atuação do governo. Enquanto o Datafolha aponta para um cenário de desconfiança e pessimismo, a Radar Febraban sugere que a maioria da população mantém uma visão positiva, impulsionada por indicadores econômicos favoráveis. Os números da economia parecem justificar mais os resultados do Ipespe do que do Datafolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário