Protestos de produtores rurais do RS

A foto é da manifestação de hoje em Getúlio Vargas.


Ocorrem deste o início de manhã  manifestações de milhares do pessoal do agro, tudo em pelo menos 32 municípios do RS, mesmo depois que o CMN e o Banco Central autorizaram, ontem, a prorrogação das dívidas dos produtores rurais, estimadas em R$ 72,8 bilhões apenas com o sistema financeiro, segundo dados da Farsul.O editor falou há pouco com Ariel Romero, diretor Financeiro da Associação dos Produtores e Empresários Rurais e ele estima que o valor da dívida até dobre de tamanho, considerando-se a cadeia produtiva que faz negócios com o campo (revendas de máquinas e de insumos, transportadoras, por exemplo).

O editor recebe dezenas de fotos, vídeos e manifestações do interior do Estado.

Esta tarde, 500 produtores rurais reuniram-se no maior dos eventos, em Tio Hugo.

As manifestações ocorrem com ênfase em rodovias, mas muitas empresas aderiram os protestos e paralisaram suas atividades por breves horas.

Os produtores focam em duas demandas de curtíssimo prazo:

1) Maior abrangência no caso da Resolução 5.220 do CMN, já que ela alcança apenas uma minoria de devedores. 2) Aprovação imediata do projeto do senador Luiz Carlos Heinze, que dispõe sobre a securitização da dívida rural.

Uma terceira demanda, mais demorada, é a tomada de decisão que obrigue os bancos a respeitar os termos do Manual de Crédito Rural, que não são respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário