Entrevista, Osmar Terra - Ha que conter a proliferação de Faculdades de Medicina

O deputado federal Osmar Terra (PL-RS) É médico formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro com mestrado em Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

O Brasil possui 494 escolas médicas, com um total de 50.974 vagas anuais de graduação em Medicina. A maioria delas (80%) é privada e o número de cursos tem crescido rapidamente.
O que eu posso dizer é que o crescente número de cursos de Medicina criados no Brasil, gera preocupação com a possível ausência de critérios técnicos objetivos quanto à capacidade assistencial e à existência de campos de prática suficientes e qualificados. 

Estes exagerados números devem inquietar as pessoas e a sociedade como um todo ?
Eu temo pelos impactos sobre a qualidade da formação médica e a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), e também com relação a complexidade e abrangência das decisões que envolvem a expansão da formação profissional no país, e considerando o elevado impacto social, sanitário e orçamentário que a autorização desses cursos pode implicar:

A que se deve essa expansão descontrolada ?
Há um excesso de escolas privadas de medicina. As 157 faculdades públicas no Brasil poderiam aumentar suas vagas sem ter que  haver esta proliferação de escolas que são verdadeiros caça-níqueis, no interior do Brasil, sem estrutura mínima ? Isto se reflete no mau atendimento da saúde da população. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário