Modelo de gestão do Hospital Moinhos de Vento recebe
destaque internacional
Implantação do sistema Lean aumentou a disponibilidade de
leitos
Com a melhora
nos processos focados no fluxo do paciente, o case do Hospital Moinhos de Vento
foi destaque em uma das mais representativas organizações internacionais sobre
o tema. Editado pela Lean Global Network, que promove boas práticas de inovação,
competitividade e sustentabilidade, o portal Planet Lean detalhou o case da
instituição com o sistema Lean.
Adotada desde
2012, a metodologia preconiza a redução das ineficiências e tem favorecido o
aumento da disponibilidade de leitos para novos pacientes ao desenvolver e
integrar diferentes áreas. Com a eliminação de gargalos e simplificação de
processos, o tempo de reocupação do leito diminuiu 33% entre 2016 e 2017. Isso
permitiu o acesso para cerca de 60 pacientes por mês – um total de 710 no ano.
O aprimoramento no fluxo também ajuda a evitar as restrições de atendimento,
ampliando a disponibilidade para a emergência.
“Somos uma
organização de 90 anos e tínhamos o desafio de mudar uma cultura que estava
arraigada. Quando houve a percepção dos resultados e as oportunidades de
aprendizado que o sistema possibilita, todos entenderam que a mudança era
benéfica”, ressalta Frederico Tarrago, engenheiro de Inovação e Processos da
instituição.
Menos
desperdícios e mais eficiência
Para o
superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, o
reconhecimento reflete o compromisso da instituição com inovação e gestão.
“Nosso planejamento estratégico baseia-se em ensino, medicina de excelência e
pesquisa, colocando sempre o paciente no centro de todas as nossas decisões.
Investimos muito em qualidade, seja na área médica, nos processos assistenciais
ou nas estruturas para elevar a instituição a um novo patamar”, aponta.
Inspirada em
práticas da indústria automotiva, em especial da Toyota, o sistema utilizado
pelo hospital consiste na redução contínua de desperdícios e resolução
eficiente de problemas. Utilizada pelas empresas mais eficientes do mundo, a
prática concentra-se no engajamento permanente da equipe de trabalho. Com uma
rotina de reuniões em grupo, os colaboradores expressam suas necessidades e
ouvem o que os outros têm a dizer. A prioridade é compartilhada por todos:
garantir o fluxo dos pacientes. “É muito importante sermos reconhecidos pela boa
gestão e eficiência em uma publicação que é referência no tema e nos coloca
junto a empresas de diversos segmentos de vários países”, conclui Mohamed.
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