Carta Aberta ao Google: Blog Alerta Total é vítima de censura absolutamente injusta

Por JORGE SERRÃO:



A Liberdade de Expressão não existe mais? Parece que sim! Não existe mais nenhum lugar do mundo. Nem adianta que esse direito esteja garantido, claramente, nas Constituições dos Países, como a concisa Carta dos Estados Unidos da América ou até prolixa Carta Brasileira de 1988. Os censores nas Big Techs - geralmente são robôs que fazem o trabalho - avaliam e determinam o que deve ou não ser censurado. Em algumas situações, bastam denúncias de inimigos do site, blog ou vlog para que o veículo seja retirado do ar.



Essa injustiça inquisitorial acaba de ser praticada pelo Blogger, controlado pelo Google. O mais grave é que a censura ocorre sem que a vítima sequer tenha direito imediato e objetivo de defesa, por escrito.

Aos leitores, apenas aparece a mensagem de que "Este Blog viola os Termos de serviço do Blogger e está aberto apenas para autores". O editor recebe apenas um aviso frio, na barra de "Informações", com uma exclamação, onde está escrito: "Observação: Este Blog foi bloqueado". Acima, a imagem de um cadeado inserido em um círculo vermelho. Cor perfeita: a do Comunismo, regime totalitário que usa a censura aos meios de comunicação como modus operandi.



Lamentável e deplorável que o censurado tenha seu direito de defesa restrito. Tem permissão apenas de apertar um botão, se desejar, pedindo a revisão da medida restritiva. Clicou, aparece o aviso: "Recebemos o pedido de revisão de 6 de set. de 2021. O Blogger reavaliará o blog para confirmar que ele não viola as diretrizes da comunidade". O censurado sequer recebe uma mensagem objetiva informando qual termo foi supostamente violado. Também não tem espaço para reclamar o óbvio: desde

25 de setembro de 2005, diariamente, o Alerta Total exerce a missão eminentemente jornalística. O editor-chefe deste blog trabalha no jornalismo diário desde março de 1983. Talvez algum robô tenha se sentido incomodado pelo uso do humor nos memes produzidos pelo criativo Johil de Abreu. Nunca se sabe o motivo, porque a empresa ligada ao Google simplesmente não informa, oficial e objetivamente, o motivo do problema, para que seja corrigido editorialmente - o que seria desejável do ponto de vista "democrático" (eita palavrinha cada vez mais vazia no mundo que começa a ser dominado por obscuras atitudes nazicomunofascistas, eivadas de abuso de poder e desrespeito aos valores da Liberdade, Legitimidade e Legalidade).



Pelo histórico de publicações do Alerta Total, e por respeito aos nossos leitores e ao histórico profissional de nosso Editor-Chefe, solicitamos à empresa mantida pelo Google que reveja sua posição autoritária e injusta, em nome da Liberdade de Expressão garantida pela Constituição dos Estados Unidos da América. Na Primeira Emenda do Bill of Rights, está escrito: "O Congresso não legislará no sentido de estabelecer uma religião, ou proibindo o livre exercício dos cultos; ou cerceando a liberdade de palavra, ou de imprensa, ou o direito do povo de se reunir pacificamente, e de dirigir ao Governo petições para a reparação de seus agravos". Se nem o Congresso dos EUA pode estabelecer tal restrição, ninguém pode. A não ser que o mundo mergulhe em tempos tenebrosos de regime de exceção ao democrático.



Por favor, Google, reveja essa medida de censura contra o Alerta Total .




Jorge Serrão é Flamenguista. Editor-chefe do Alerta Total. Comentarista Político da Rede Jovem Pan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário