Microentrevista com Jerônimo Goergen

 MICROENTREVISTA

Deputado federal Jerônimo Goergen, PP do RS 

O presidente Bolsonaro falou, esta semana, em calotes bilionários aplicados no BNDES pelo governo cubano. Mas não é só o BNDES quem curte calote dos comunistas de Cuba.
O governo de Cuba aplicou um calote de mais de R$ 200 milhões em alimentos adquiridos de agroindústrias nacionais. As empresas brasileiras que exportaram alimentos para a ilha e até hoje não viram a cor do dinheiro. 

Isto é coisa de agora ?
O problema se arrasta há anos sem solução como uma herança da política comercial dos governos petistas com o governo cubano. 

Mas não tem charuto de garantia ?
Esse caso é gravíssimo, ainda mais agora que o próprio presidente do BNDES revelou que o Brasil aceitou charutos como garantia para um empréstimo bilionário para a construção do Porto de Mariel, em Cuba. Nossas empresas seguem sem receber pelos produtos enviados e o cidadão brasileiro pagou pela infraestrutura em outro país. Isso é revoltante.

Vem de quando ?
Acompanho o caso de perto desde 2017. Trata-se de um problema associado ao Programa de Financiamento às Exportações (Proex), programa do Governo Federal de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços. O Banco do Brasil é a instituição financeira responsável pela operacionalização da linha de crédito. 

Mas o BB não teria que pagar a conta ?
Ao longo desses últimos anos fizemos dezenas de reuniões com o Banco do Brasil, a CAMEX e o Tesouro Nacional em busca de uma solução administrativa que permitisse o pagamento dos valores atrasados. Infelizmente, não houve ressarcimento dos valores devidos.

O senhor tem interesse específico no caso ?
Sou autor da Proposta de Fiscalização e Controle, que tramitou na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados. A PFC 20 nvestigou o calote de Cuba às agroindústrias brasileiras dentro da linha do Proex. O relatório final dos trabalhos foi aprovado no final do ano passado e o parecer encaminhado aos órgãos competentes para a tomada de providências.

2 comentários:

  1. Só petistas não sabem que os governos de Cuba e da Venezuela são caloteiros.
    Melhor dizendo. Sabem e apoiam.

    ResponderExcluir
  2. TEM QUE LEVAR O "AVALISTAS" NOS CANAVIAIS E ENCHER AS BOCAS DE FORMIGA, UM DOS ANTES DAS QUEIMADAS.

    ResponderExcluir