Artigo, Dilvo Terloni, jornal nd+ - Picaretas da democracia

 No dia 19/12/2021, a título de confraternizar com o fim de ano, o Grupo Prerrogativas, composto por advogados renomados de São Paulo, realizaram o “Jantar da Democracia”, reunindo figuras ilustres do meio jurídico, artistas, e políticos como o ex-presidente Lula, Geraldo Alkmin, Deise Hoffmann/PT, Gilberto Kassab (PSD), Carlos Siqueira (PSB), Fernando Haddad, Márcio França (PSB), entre outros.

- O autor é presidente do Movimento Liberal Dias Velho, Florianópolis.

Juntar tantos criminosos num mesmo local, alguns ladrões juramentados, e dar o nome de “Jantar da 

Democracia” já seria um disparate, mas os discursos pioraram o que já era ruim. O mote entre estes meliantes era “defender o legado dos governos progressistas para devolver a dignidade ao país, sobretudo das populações mais vulneráveis”.


A surpresa da noite estava reservada ao Dr. Antônio Marins de Oliveira um notório defensor destes criminosos que disse: “Se o crime já aconteceu, o que adianta punir”? E acrescentou para espanto geral “Que se puna, mas não se ache que a punição irá combater a corrupção” num raciocínio enviesado justificando o “prontuário” de Lula&Cia. Seguramente, infringiu o Código da OAB e cláusulas do Código Penal.


O “Brasil que Presta” pergunta, como é possível que em plena rua Haddock Lobo, no centro de São Paulo, no famoso A Figueira Rubaiyat, se reúna a fina flor da advocacia e juntos com criminosos, façam discursos inflamados contra o governo, contra a democracia? Parecia Al Capone e seus comparsas num dos restaurantes de Chicago.


Como Lula era o homenageado da noite vale sempre relembrar que o “Ali babá e seus 40 ladrões”, foi (foram) julgado culpado em três instâncias da Justiça Brasileira, tudo somado mais de 10 juízes envolvidos e penas acumuladas em mais de 25 anos. Cumpriu 580 dias, depois, graças a benevolência do STF tudo foi “anulado” como se tratasse de um caso simples e sem importância. Livre das condenações, Lula readquiriu a possibilidade de se candidatar à Presidência da República pelo PT.


Sucede que três últimos tesoureiros, foram presos, somando Mensalão e Petrolão temos mais de 100 condenados por roubos dos recursos públicos, envolvendo estatais, bancos, fundos de pensão e as autarquias. Pois bem, este partido e seu fundador, o Lula, junto com todos esses criminosos dos recursos públicos, se preparam para voltar.


Seria impensável, em qualquer país do mundo desenvolvido que pratica a democracia um retorno desta deplorável escória política. Alegam que o Brasil é um país democrático, que cabe ao povo decidir. Refuto estes argumentos.


Em país democrático, com um STF funcionando a favor das instituições, todos estariam encarcerados. Portanto, é ferir as liberdades democráticas recepcionar estes criminosos e toda a corte que os acompanha.

Um comentário:

  1. O Dr. Antônio de Oliveira é advogado que frequenta e faz sustentações perante os atuais integrantes do S.T.F. Com argumentos semelhantes aos acima citados e transcritos, ele convence a maioria dos Ministros que integram aquela Corte. Tenho respeito pela minha inscrição, na Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul e vergonha pelo que ouvi naquele encontro. Carlos Edison Fernandes Domingues n. 3.626

    ResponderExcluir