Artigo, Claudia Wollner, especial para este blog - Acorda, mundo ! Enquanto ainda há tempo...

Wake up, world! Wake up, world! Wake up, world!

Foi o clamor de ucranianos e outras tantas vozes presentes, inclusive brasileira, no último domingo, dia 27 de fevereiro, na Trafalgar Square em Londres!

As palavras seguem reverberando em minha mente...

Wake up, world!  

Vi-me tomando parte da História! Por manobras da vida, estou em Londres. Por vontade e escolha, uni-me aos ucranianos!

Wake up, world! 

Até aqui, para mim, a ideia de guerra remetia a fatos históricos distantes, distantes no tempo, distantes da minha terra, do meu povo, da minha gente. No máximo, fazia parte da história da minha bisavó, que fugiu da Polônia aos 7 anos de idade junto com sua irmã em um navio por causa da Primeira Grande Guerra e parou no Brasil. Ou do meu avô que foi expedicionário na Itália na Segunda Grande Guerra, mas que não chegou a ir para a frente de batalha.

A guerra, hoje, tem cara, tem nome e endereço: Sasha e Mila. Ganhei uma matryoshka deles, pintada à mão por amigos; comi borscht, blinchiki, preparados por eles. Ganhei abraços deles que poucos brasileiros me deram. Deles, dos ucranianos, dos russos, dos russos-ucranianos, dos ucranianos-russos! Não importa, dizia Mila, somos o mesmo povo, somos irmãos!

Wake up, world! 

Aquela terra longínqua, que aparentemente não tem nada a ver com a minha, está tão perto que dói em mim o pavor, a angústia e a incerteza que Sasha e Mila estão experimentando...Bombardeio...Um míssil atingiu a escola em que o filho deles estudou...Os vidros das janelas do hospital foram estilhaçadas com a explosão...O silêncio que se segue também é assustador...A umidade do porão, que tem servido de abrigo, não ajuda a manter o coração aquecido...

Wake up, world!

O que acontece com as nações ditas democráticas? Defensoras da liberdade? Dos direitos humanos? Estarão cegas, enfeitiçadas por algum poder que a Ciência e a Filosofia não conseguem descrever nem dar conta?

Wake up, world! 

Estará a minha própria pátria amada, Brasil, obscurecida por poderes nefastos que  a impedem de enxergar que está, sob falsas bandeiras, sendo aos poucos tragada pelo mesmo mal que move a Putin?

Wake up, world! 

É tempo de acordar! Enquanto ainda há tempo...

Cláudia Woellner Pereira, tradutora, redatora e mãe de uma jovem e um jovem - que atraíram e foram atraídos por dois outros lindos jovens – que me fazem ter esperança na humanidade


5 comentários:

  1. ISSO QUE ACONTECE QUANDO O POVOCVAI ATRAS DE MITOS, FALSOS LIDERES PATRIOTAS SEJAM DA ESQUERDA SEJAM DA DIREITA SEJAM REIGIOSOS OU SEITAS.
    NÃO ESTUDAM A HISTÓRIA E REPETAM TUDO DE NOVO.
    ACORDA BRASIL!

    ResponderExcluir
  2. Horrível para a leitura esse maldito fundo colorido !!! Já deixei de ler muito texto por causa disso!!!

    ResponderExcluir
  3. Claudia...Gracias x compartir esta experiencia tan profunda y tan vivida. Duele la guerra. No la entiendo. Rezo por todod

    ResponderExcluir
  4. Só para pensar:https://www.youtube.com/watch?v=dF5uWSFlvtE

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto. Retrata as verdadeiras necessidades do ser humano. Parabéns!!!

    ResponderExcluir