Ricardo Salles é denunciado e reage mal

O deputado federal Ricardo Salles reagiu com irritação à aceitação da denúncia do MPF que o transformou em réu, ontem,  em ação sobre um esquema de contrabando internacional de madeira da Amazônia durante a sua gestão no Ministério do Meio Ambiente, no governo passado.Salles é réu por facilitar a prática de contrabando ou descaminho, dificultar ação fiscalizadora do Poder Público em questões ambientais e promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa.

"É uma falácia", disse o deputado, que é relator da CPI do MST. Ele disse nas redes sociais que o inquérito sobre o caso nem está concluído.

Além de Salles, o ex-presidente do Ibama Eduardo Bim e outras 20 pessoas também foram denunciadas.O Ministério Público Federal (MPF) aponta “grave esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais”. 

A denúncia diz que Ricardo Salles reuniu-se em fevereiro de 2020 com madeireiros que forjaram documentos para exportar ilegalmente madeira aos Estados Unidos e tiveram a sua carga apreendida pelas autoridades americanas no último ano. O então ministro teria dado atendimento quase que “imediato” aos madeireiros ilegais, “legalizando, inclusive com efeito retroativo, milhares de cargas expedidas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário