Dica de saúde - Saiba por que aumentam os casos de herpes-zóster depois da pandemia

Dr. Francisco Cardoso

Os casos de herpes-zóster subiram 35% após o início da pandemia de Covid-19. Conforme os pesquisadores, a principal hipótese para a correlação entre as duas doenças é a de que o vírus varicela-zóster, que provoca a herpes, aproveita a sobrecarga no sistema imune gerada pela presença do vírus/ proteína spike.


A herpes-zóster é uma doença provocada pelo mesmo vírus da catapora. Pessoas que já desenvolveram catapora ou tiveram contato com o varicela-zóster em algum momento da vida permanecem com o vírus “adormecido” no organismo. Quando a imunidade cai, ele pode se reativar, a forma de herpes zoster, ou popularmente conhecido como cobreiro.


O principal sintoma é uma irritação dolorosa na pele que se apresenta geralmente como uma faixa de bolhas avermelhadas em um dos lados do tronco. Em casos mais graves, a herpes-zóster pode se manifestar simultaneamente em diferentes regiões do corpo.


O tratamento é geralmente realizado com antivirais, mas a dor pode persistir mesmo após o desaparecimento das erupções (caso chamado de neuralgia pós-herpética). Por isso o tratamento da dor é vital para evitar a neuralgia pós herpética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário