Artigo, Roberto Schmidt - Oxigênio democrático

-  O autor é cientista político e publicitário. 

A convite do meu amigo Políbio Braga escrevo esse pequeno artigo e, desde já, agradeço o espaço. Minha intenção aqui é dar uma ideia dos primeiros passos para aqueles que estão querendo se candidatar às eleições municipais de outubro. 

A eleição municipal costuma ser a mais difícil. Ela é disputada voto a voto, corpo a corpo. É aquela que envolve família, amigos, vizinhos. Demanda suor, pouco investimento e é a mais cansativa. Por outro lado, é onde a política se renova e as lideranças locais surgem ou se consolidam. Em termos gerais, a democracia se oxigena. Por isso é fundamental que profissionais experientes ajudem os mais novos, em nome da renovação, fundamental para o exercício democrático.

Se você está lendo esse texto no blog do Políbio você já está um passo na frente. A primeira dica é óbvia: goste de política. E não basta só gostar, tem que acompanhar, ler nas entrelinhas, buscar o que representa cada ação dos envolvidos. Política é muito mais entrelinhas do que preto e branco. Leia todas as colunas de política possíveis, mantenha-se informado.

A segunda grande dica é estar atento às datas importantes do ano eleitoral. No site do TSE (https://encurtador.com.br/aeqIT) está tudo bem detalhado. Você não vai querer perder datas. As eleições serão só em outubro, mas antes existem diversas formalidades que você deve ficar atento.

Número três: contrate profissionais. Não adianta pensar que o seu tio advogado de família, o contador que faz o seu Imposto de Renda e o sobrinho que tem muitos seguidores do Instagram vão te eleger. Deles conte com o voto e compartilharem seus materiais. Se você quer levar a sério a sua possível eleição, leve a sério as pessoas que vão te ajudar nesse processo. Você é tão bom quanto as pessoas que te cercam.

Contrate um bom advogado, especialista em direito eleitoral, ele vai garantir que você não vai cometer nenhum deslize e inviabilizar sua campanha ainda no período da pré-campanha.

Contrate um contador especialista, que já tenha trabalhado com contabilidade eleitoral. Durante todo o processo, você terá que prestar contas para a justiça sobre os seus gastos. Existem limites em cada etapa das eleições. E, mesmo após eleito, todas as suas contas deverão ser demonstradas ao TRE e se tornarão públicas no portal da transparência.

E, sem querer puxar a brasa pro meu assado, o mais importante: contrate um bom profissional de marketing. Dê preferência para os que já trabalharam com eleições, que já trazem vitórias na bagagem. Nem todo jornalista ou publicitário entende de eleições. É um universo totalmente diferente das notícias e das contas privadas. Envolve pesquisa, envolve direito, envolve psicologia, envolve inúmeras ferramentas multidisciplinares que nem todo profissional de comunicação está familiarizado. Procure os que fazem parte de entidades de classe (CAMP, Compol, só para citar algumas), para entrar eles devem provar experiência e isso já é um bom caminho andado.

Outro ponto importante é a contratação de pesquisas. Sei que é caro, mas eleições modernas são data driven, ou seja, elas são orientadas por dados. Eu já trabalhei em campanhas que tinham mais de um instituto contratado. Vale a pena, no início da campanha, uma pesquisa qualitativa (no mínimo) para validar ou ajustar marca, slogan, etc. Durante o processo, algumas pesquisas quantitativas servirão para checar se os seus objetivos estão sendo alcançados.

Esses quatro profissionais são fundamentais para sua eleição ou reeleição. Esse é o momento em que você deve estar com a calculadora na mão e os pensamentos em sua conta bancária. A eleição municipal demanda menos tempo de envolvimento direto desses profissionais, você não precisa deles full time na maioria das vezes. Pensar em um grupo de candidatos com a mesma equipe pode ajudar a viabilizar a contratação de alguns dos grandes profissionais que temos disponíveis no nosso mercado. Mas lembre-se que falta pouquíssimo tempo para as eleições e a agenda de muita gente já está ficando tomada.

E a última dica é: a campanha eleitoral não acaba nunca. Mantenha-se em campanha, preserve seus consultores e vamos lá oxigenar a democracia.


Para mais dicas me siga no Instagram @betoschmidt e no X (antigo Twitter) @robertofschmidt.

Contatos profissionais no e-mail: beto.schmidt@gmail.com


Roberto Schmidt é cientista político e publicitário. 

Membro do CAMP (Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político) e da ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política).


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