A advogada gaúcha Gabriela Ritter é presidente da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro. Ela está há alguns meses nos Estados Unidos, acompanhando atratamento médico da filha. O editor conversou com Gabriela pelo Whats, ao vivo e por texto.
De que modo a Asfav acompanha as ações da missão da CIDH no Brasil (quem participou das articulações para a vinda da missão, com quais objetivos, qual a agenda da missão, se isto é inédito).
Não é a primeira vez que a OEA vem ao Brasil. Eles ja estiveram aqui em 2023 e 2024 para acompanhar o andamento das açoes de melhoria que o Brasil vem fazendo para solucionar problemas nos quais o Brasil ja foi responsabilizado. Estiveram no CNJ nesses ultimos 2 anos.
Nos já protocolamos na OEA, desde outubro se 2023, mais de 100 denuncias individuais, juntamente com um grupo de advogados e depois disso participamos de reunioes internas na OEA com parlamentares e jornalistas perseguidos. É a primeira vez que a Asfav acompanha a vinda da Oea e a primeira vez que a missão ouve pessoas e entidades perseguidas pela ditadura do judiciario brasileiro. Nós fomosconvocados para ser ouvidos, ontem, as 18h em Brasilia. O dr Ezequiel Silveira e a dra Carolina Siebra foram ouvidos, representando a Asfav.
Dá para parar o ministro Alexndre de Moraes ?
Eu desconfio o ministro Alexandre de Moraes nunca age sem pensar em beneficio proprio. Trata-se de um psicopata.
Quais resulados espera.
Esperamos que eles sejam justos na elaboração do relatório. E que constatem que o Brasil vive um regime de exceção, que digam que as liberdades e direitos fundamentais não são respeitados, que há censura, há perseguição e que existem presos e exilados politicos.
Como encara as últimas medidas de flexibilização tomadas pelo ministro Moraes e as dedclaaraçõeds do ministro da Defesa no Roda Viva de ontem ?
As declaracoes de Mucio expressam a sensatez de qualquer cidadão pensante. Processo injusto, desproporcional, ilegal e inconstitucional obviamente que deveria ser anulado por completo. Por ora, só teremos chance de anistia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário