Gabriel Souza reforçou a proposta para destacar o trecho turístico da concessão das ferrovias gaúchas, a fim de que outros investidores possam fazer os reparos necessários e operar o trajeto. Dos 46 quilômetros da ferrovia na qual opera o Trem dos Vales, entre Guaporé e Muçum, 23 quilômetros foram atingidos pelas enchentes.
O governo federal informou na reunião desta segunda-feira que, para restaurar o trecho, a Rumo Logística, que possui a concessão da malha ferroviária, afirma que são necessários R$ 300 milhões para recuperar o trajeto. No entanto, a empresa afirma que não tem interesse em explorar o trecho turístico.
“Essa medida permitirá que a associação de turismo da região assuma a gestão do trecho, fortalecendo o setor turístico e gerando empregos em uma área que foi severamente impactada pelas enchentes de maio passado”, reforçou o vice-governador.
Uma nova reunião, desta vez com a concessionária, deverá ser realizada nos próximos 15 dias para discutir a proposta de separar o trecho turístico e fazer novas concessões para empresas que, de fato, queiram explorar o transporte ferroviário no Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário