Parece fora de dúvida que a quase totalidade das bancadas federal e estadual, mais Bolsonaro e mais a totalidade da direção estadual e nacional do PL, estão fechados com a candidatura do tenente-coronel Zucco ao governo do Rio Grande do Sul.
Não é pouca coisa.
As pesquisas de intenções de votos mais recentes e que foram divulgadas, mostram que Zucco derrotaria qualquer candidato.
Então o seguinte, resumindo o caso do PL:
Disputa interna
Zucco não está sozinho no front interno, embora seja francamente o favorito, mas o ex-ministro Onyx Lorenzoni, que foi candidato a governador na eleição passada e que liderou no 1o turno, perdendo por poucos votos no segundo turno para a aliança PT-PSDB-MDB, já avisou que está no páreo da disputa interna. Ele voltará de Portugal no mês de julho e quer percorrer o Estado em busca de apoio. Disputas internas são cojuns em Partidos democráticos e podem até fortalecer o candidato que levar vantagem, como foi o caso Brito x Mendes Ribeiro em 1992.
Disputa de 2026
No ano que vem, Zucco ou Onyx enfrentarão Gabriel Souza, o atual vice e que tem o apoio de Leite, e Edgar Preto, PT, que tem o apoio do lulopetismo. Zucco ou Onyx terão vantagem no 1o turno, mas no 2o turno, MDB, Leite e seu PSD, mais PT, serão novamente um osso duro de roer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário