O prefeito Sebastião Melo comemorou, ontem, a marca histórica alcançada pela primeira vez no caso do zeeramento da fila de espera por tratamentos oncológicos de mama e radioterapia na rede SUS. A marca foi alcançada na sexta-feira. A prefeitura tem redusido, em média, mil pessoas por semana das filas desde abril. Esta não é a primeira fila zerada pela gestão em 2025. Em maio, a prefeitura já havia eliminado a fila de espera por ressonância magnética, após mais de dois anos superando a marca de mil pessoas aguardando pelo procedimento.
Além de eliminar a fila, a gestão conquistou uma redução histórica nos tempos médios de espera: na oncologia de mama, o tempo médio para agendamento, que era de 11 dias em dezembro, caiu para dois dias em junho, enquanto na radioterapia oncológica, a espera caiu de 26 dias para apenas dois dias.
Filas - O trabalho de enfrentamento das filas segue avançando em outras áreas de alta demanda. A estimativa da SMS é zerar, nos próximos dois meses, as filas para mamografia (hoje com 470 pessoas aguardando), cardiologia adulto (663 pessoas na fila), otorrinolaringologia adulto (622 pessoas na fila), oftalmologia pediátrica (920 crianças na fila).A fila da cardiologia, por exemplo, será absorvida com a recuperação da capacidade de atendimento do Instituto de Cardiologia (ICFUC), que voltou a realizar procedimentos especializados com regularidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário