Bagé está com saldo positivo de empregos em 2021

A Rainha da Fronteira tem sido destino de muitas empresas desde o início desta gestão. A contar de 2017, mais de 80 empreendimentos de diversos segmentos avaliaram Bagé como uma potencial cidade em desenvolvimento e aqui se instalaram e outras ampliaram seus negócios.


Mesmo durante o período mais crítico da pandemia, o Governo Municipal manteve o comércio aberto, sempre conciliando com os protocolos de saúde necessários para combater a contaminação de Covid-19. A decisão se mostrou eficaz nos dois pontos. Primeiro, a cidade permaneceu entre as mais baixas no índice de mortalidade pelo vírus. Segundo, a economia local manteve-se ativada com a criação de diversos empregos novos.


Entre fevereiro e maio de 2021, foram contratadas 1852 pessoas e 1502 foram desligadas dos locais de trabalho, o que possibilitou um saldo positivo de 350. Já no mês de junho, o mais recente com dados atualizados no site do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o número de pessoas contratadas (442) também superou o de desligadas (399). Os números de julho devem ser disponibilizados até a metade do mês de agosto.


O prefeito Divaldo Lara comemora os resultados das ações do Governo Municipal. “Grandes empresas estão confirmando o potencial que temos em Bagé. A geração de empregos só cresce e, com isso, o desenvolvimento econômico da cidade”, destacou o chefe do Executivo que ainda garantiu que mais empresas já estão confirmadas e serão anunciadas em breve. 


Novo ecossistema empreendedor 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), Bayard Paschoa Pereira, o novo ecossistema empreendedor implantado na Rainha da Fronteira, desde 2017, é que possibilita ótimos indicadores na área da geração de empregos.


Dentre as principais ações realizadas, Bayard destaca importantes conquistas como o enfrentamento às feiras itinerantes que praticavam concorrência desleal com o comércio local; a criação da Casa do Empreendedor, que agiliza os trâmites para quem quer se instalar em Bagé, a retomada de voos regulares; o programa Empreende Bagé; a Lei de Liberdade Econômica; o expressivo volume de eventos gerados em todos os segmentos econômicos do município, entre outras ações. 


O secretário lembra que, quando a atual gestão assumiu o comando da Prefeitura Municipal, haviam 3500 microempreendedores individuais (MEIs) cadastrados e que, atualmente, são cerca 8000, um aumento de mais de 100%. “São mais de 4500 pessoas que saíram da informalidade para a formalidade por identificar melhores oportunidades e acreditarem no trabalho que vem sendo realizado”, avaliou o titular da SDI. Além disso, um percentual superior ao índice de 50% dos novos MEIs possuem um colaborador, conforme  faculta a legislação, o que possibilitou que mais de 2000 pessoas fossem adicionadas ao mercado de trabalho.


Prospecta-se que, de 2017 até agora, mais de 80 empresas, comerciais, industriais, rurais e/ou de serviços se instalaram na cidade. Entre elas: Magazine Luiza, Americanas, Rede Sim, Zé Pneus, Savarauto/Toyota, Renner, Origem Pampa Azeites, Havan. Ampliaram os negócios, Rede Colombo (Colombo Pet), Nicolini, Peruzzo, Marfrig, Curtume Bagé entre outros grupos.. A estimativa é que aproximadamente 2500 bageenses estão trabalhando nestes espaços. O total entre os dois itens ultrapassa os 5000 novos empregos. 


Eventos de visibilidade 

Outro item destacado por Bayard são os eventos geradores de visibilidades para os  empreendedores. Mais de 90 feiras já foram realizadas em Bagé, dando destaque para quem investe em Bagé. O evento âncora denominado Sábados Azuis foi premiado pelo Sebrae como uma das principais práticas de fomento ao empreendedorismo no RS. Em paralelo, realizam-se feiras de artesanato, eventos de gastronomia e bebidas artesanais (Festivais de Cervejas da Campanha, Fest Food, Gastrobeer); feiras voltadas à agricultura familiar, (Peixe Vivo, Feira da Uva, Feira Orgânica e a feira livre); eventos de moda (Bagé Summer Collection); para o segmento Pet (Bagé Pet Show) e na área de Tecnologia de Informação.


Malha de fibra ótica

Também ao encontro das novas oportunidades, o titular da SDI cita que Bagé já atingiu a totalidade de áreas cabeadas por fibra óptica, o que garante internet de qualidade em todos os recantos da cidade. Bayard cita também o projeto Praças Conectadas que conta com seis praças com rede on-line gratuita, o que deve ser ampliado e melhorado nas próximas semanas.


Rede de Hotelaria

A capacidade da rede hoteleira também é um fator importante nesta soma. O secretário informa que, embora a cidade precise avançar nesta área, o resultado é positivo, tendo o município recebido importantes investimentos. Tais como dois novos hotéis, um Eco hotel, duas ampliações, a implantação de Hostel e, em prospecção, existe uma grande rede hoteleira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário