Istvan - *Adão Paiani

 Istvan                                                                                                                           

*Adão Paiani 

Istvan Reiner, tinha 4 anos quando foi tirado de sua casa em Miskolc, na Hungria, e deportado para o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, onde foi assassinado na câmara de gás, juntamente com o avô, poucos dias depois da foto, em 1944.

Ele sorri na foto, pois em sua pureza ainda não tinha consciência do que tudo aquilo significava; e nem do que iria lhe acontecer. 


Istvan poderia ter crescido brincando com as crianças de sua pequena cidade natal. Caído alguns tombos antes de aprender a andar de bicicleta, subido em árvores, aprendido a nadar. 


Istvan poderia ter ido à escola e, mais tarde, talvez, à Universidade. Poderia ter aprendido uma profissão, e gostado dela.


Istvan poderia ter tido um primeiro amor, e sofrido por ele, e muitos outros depois. Podia ter namorado e casado; ter visto a esposa grávida, e seus filhos nascerem, crescerem e lhe darem netos.


Nada disso aconteceu, pois tudo foi tirado de Istvan Reiner, aos 4 anos de idade, em Auschwitz, pela ação de homens bárbaros e cruéis, que sabiam perfeitamente o que estavam fazendo.


Que tenhamos todos a dignidade de jamais permitir, sob pretexto algum, que qualquer coisa similar à barbárie nazista, e tudo que aconteceu com Istvan, sua família e milhões de outras vítimas, venha a se repetir.


Em lugar algum.


Nunca mais.


*Adão Paiani é advogado em Brasília/DF.

Um comentário:

  1. Dá vontade de chorar nessas horas, vendo essa foto do menino. Tantas barbaridades cometidas contra crianças. É inominável e imperdoável.

    ResponderExcluir