Vitamina D ajuda a combater o vírus chinês

 Publicado em novembro deste ano na revista científica Scientific Reports, um estudo mostrou que a suplementação da dieta com vitamina D atuou como um preventivo e atenuante para quem teve covid-19.


Quem tomou o remédio, teve uma redução entre 20 e 30% no risco de se infectar. Já entre os que pegaram o novo coronavírus, o risco de morte no mês seguinte foi reduzido em quase 35%, caso o suplemento fosse na versão D3 (de origem animal) em vez de D2 (de plantas). Dois meses de suplementação anterior, no entanto, são necessários para os níveis no organismo se elevarem.


Além disso, a pesquisa sugeriu que mais de 110 mil mortes por covid-19 poderiam ter sido evitadas nos Estados Unidos, se as autoridades tivessem distribuído os suplementos de vitamina D à população.



“Haveria aproximadamente 4 milhões a menos de casos de covid-19 e 116 mil mortes evitadas”, afirmaram os autores da publicação, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e das Universidades de Michigan e Chicago.


A fonte dos dados foi um banco de veteranos militares dos Estados Unidos: 220 mil tomaram vitamina D3, 35 mil tomaram D2 e 408 mil não tiveram suplementação — foram o grupo controle, para comparação.


O estudo também analisou os dados considerando o sexo dos pacientes e a raça, e a equipe de pesquisa descobriu que a vitamina D3 é tão eficaz para homens quanto para mulheres. Eles também observaram uma redução maior nas taxas de infecção em pacientes negros tratados com D3 (28%) do que em brancos (18%) quando comparados com os grupos de controles de pacientes não tratados

Nenhum comentário:

Postar um comentário