Entrevista com o jornalista Júlio Ribeiro.

1) Como é que foi a tua saída do programa Boa Tarde, Brasil, e portanto da Rádio Guaíba: quando foi isto, se já vinhas percebendo que tua linha editorial seria atropelada, se tuas férias inesperadas tiveram algo a ver com a tentativa de aliviar as pressões, quais foram as explicações oficiais que recebeste e se isto te surpreendeu ou não ?

Eu já vinha ouvindo rumores há cerca de dois meses, de pressões políticas para minha demissão. Tratar de política, hoje no Brasil, é mexer com muitos interesses, alguns desses bem instalados em Brasilia. Quando tirei duas semanas de licença de saúde, é porque a estafa estava muito grande, a pressão aumentando, e no fim serviu para a emissora medir como ficaria o programa sem mim. Apesar da queda brutal na audiência e manifestação de anunciantes, a empresa resolveu me demitir, e o fez na ultima sexta-feira, logo após eu apresentar a edição do dia.

2) Como tem sido o volume e a qualidade das manifestações que tens recebido no day after (qual foi o dia ? Foste avisado um dia antes, ao final do programa e se deu tempo para se despedir do pessoal?

Recebi, mais de mil mensagens nos meus dois whatsapp, milhares de comentários nas minhas redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook). Inclusive, conquistei um mil e poucos seguidores a mais, desde sexta-feira. O comunicado foi na sexta, logo após o programa

3) Houve alguma tentativa de te manter apresentando o programa, mas com menos ênfase no conteúdo claramente democrático e, portanto libertário (se houve, como foi isto )?

Sim, a direção conversou comigo algumas vezes para eu diminuir a critica ao governo federal, ser mais parcimonioso, isento. Eu fui claro com eles, por isso não vejo problema de dizê-lo publicamente. A empresa só tinha dois caminhos: ou me dava liberdade para continuar fazendo o programa como sempre fiz, e que o levou a ser o segundo em audiência na grade da emissora; ou ceder às pressões e me demitir. Eles fizeram a segunda opção!

4) Estás anunciando uma nova empreitada para setembro, mês que vem (do que se trata, que tipo de experiência tens neste campo e de que modo  o jornalismo de internet avança  em campos dominados historicamente pelas rádios e TVs analógicas)  ? Quais exemplos de empreendimentos que fazem sucesso nestes campos, no Brasil e no mundo ?

Como sabes, Polibio, eu sempre fui um empreendedor na comunicação. Lancei em 1993, um dos primeiros sites de noticias na área da comunicação, o www.julioribeiro.com.br. Dentro de uns 40 dias, devo lançar um projeto multiplataforma, que possa abrigar um programa no estilo do que eu vinha fazendo na Guaiba, e outros comandados por outros jornalistas. Quero criar um espaço de liberdade de imprensa aqui no RS.

5) Podes adiantar alguma coisa a respeito da programação ?

É prematuro, a concepção está bem adiantada, mas ainda estou conversando com algumas pessoas. A ideia é simples e com grande potencial de audiência, até porque nos falta um espaço desse tipo aqui no Sul.

2 comentários:

  1. Os jornalistas e figuras de Direita do RS e Brasil como Milton Cardoso, Gustavo Vitorino, Júlio Ribeiro, você Sr políbio, Guilherme Baumhardt e etc TÊM que criar programas deventrevistas sobre diversos assuntos, principalmente política em TODAS as plataformas e redes sociais! Ao estilo Oeste Sem Filtro, Jornal da Cidade On Line... patrocínio e assinantes sempre terão!

    ResponderExcluir
  2. Que o Sr Julio Ribeiro e Milton Cardoso tenham ainda mais audiência, ainda mais patrocinadores! Quanto mais os chorumes marxistas sabotarem, boicotarem, mais audiência e patrocínio a vocês!

    ResponderExcluir