Aluguel em Porto Algre está em forte alta

 Preço do aluguel em Porto Alegre registra maior alta dos últimos três anos, aponta Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb

Dos 42 bairros da cidade, 33 registraram valorização nos últimos 12 meses.

 

O preço do aluguel em Porto Alegre segue batendo recorde. Em novembro, o valor médio do metro quadrado atingiu R$ 31,83, alta de 0,96% em comparação com outubro. Os dados são do índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado hoje. Em 12 meses, a alta acumulada é de 14,62%, maior percentual registrado desde 2020.

Os dados mostram que a alta dos preços para o consumidor tem se mantido em Porto Alegre. O aumento nos últimos 12 meses registrado na capital é o maior em toda a série histórica. Segundo Pedro Capetti, especialista em dados do Grupo QuintoAndar, trata-se de um sinal diferente do registrado em diversas capitais do país, como São Paulo e Curitiba, por exemplo, que, após a forte recuperação dos preços no cenário pós-pandemia, começam a observar uma desaceleração.

“O baixo número de imóveis disponíveis, identificado por diferentes pesquisas setoriais, e o fato de o mercado ter andado de lado nos últimos anos são alguns dos fatores que explicam esse momento vivido pelo mercado de locação em Porto Alegre. É um movimento contrário do observado em outras importantes cidades do país”, destaca. 

Segundo o indicador, o crescimento dos preços está espalhado por todas as regiões da cidade de Porto Alegre. Dos 42 bairros analisados pelo índice, 33 tiveram valorização nos últimos 12 meses, o equivalente a 80% das regiões da cidade. No período, o Partenon registrou a maior valorização da capital gaúcha, com 49,8% de aumento no preço do metro quadrado. O bairro da região leste é seguido por Jardim Botânico (47,1%), Auxiliadora (45%), Cidade Baixa (38,4%) e Mont’Serrat (36,7%). 

Entre os tipos de imóveis monitorados pela pesquisa, os de dois e três dormitórios impactaram para esse movimento, com alta de 2,09% e 0,99% em comparação com outubro, respectivamente. Já aqueles com um quarto registraram retração dos preços no mês passado, de 1,72%.

Apesar do preço elevado na cidade, os consumidores ainda têm encontrado espaço para negociação. Dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb mostram que o desconto médio das transações feitas em novembro foi de 3,3% - estável em comparação com o mês anterior.

“Um desconto em torno de 3,3% parece pequeno, mas pode representar muitas vezes uma benfeitoria no imóvel durante um contrato de 30 meses de aluguel. Os números mostram que há espaço para o inquilino barganhar e conseguir um preço que caiba em seu bolso, apesar do mercado aquecido”, ressalta o especialista.

 

Sobre o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb | Metodologia

A metodologia do novo Índice usa um modelo de preços hedônico, flexível, e incorpora dezenas de variáveis estruturais e locacionais para melhorar a qualidade e precisão dos dados. Fatores como tamanho, número de vagas de garagem, acessibilidade a escolas, entre outros, são levados em conta. Como resultado, o Índice se mostra um retrato fiel das tendências no mercado.

O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb substitui o antigo Índice QuintoAndar de Aluguel (e também o Index do Imovelweb). O novo Índice parte de uma base de dados maior e mais representativa.

Lançado em SP, Rio, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília, o indicador tem periodicidade mensal. Acesse grupoquintoandar.com/indice-de-aluguel/ para mais informações.

 

Sobre o Grupo QuintoAndar 

O Grupo QuintoAndar é o ecossistema imobiliário líder na América Latina, com presença na Argentina, Brasil, Equador, México, Panamá e Peru. Com 10 anos de atuação, mais de 55 milhões de visitas mensais e 8 milhões de anúncios publicados em suas plataformas, o Grupo QuintoAndar tem como objetivo ajudar as pessoas a amarem o lugar onde moram. A holding possui um portfólio diversificado de marcas e soluções que aliam tradição e inovação e abrangem todas as diferentes etapas relacionadas à moradia, por meio de  suas marcas QuintoAndar, Benvi, QuintoCred, Imovelweb, Wimoveis, Zonaprop, Inmuebles24, Adondevivir, Urbania, Plusvalía, Compreoalquile e Tokko Broker , entre outras. Para saber mais, acesse nossa Sala de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário