5.569 cidades elegem prefeitos em 2024

 5.569 cidades elegem prefeitos e cerca de 58.000 vereadores em 2024



Depois das eleições gerais de 2022, é a vez dos eleitores brasileiros escolherem suas representações municipais em 2024. Neste ano, serão eleitos prefeitos em 5.569 cidades do país, além de aproximadamente 58.114 vereadores, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Só o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha (PE) não têm eleições municipais.


O número exato de vereadores a serem eleitos ainda não foi determinado, uma vez que ele varia de acordo com o número de habitantes de cada município. Ao longo do 1º semestre, os 26 Tribunais Regionais Eleitorais irão divulgar os dados atualizados para os pleitos deste ano.


publicidade

A conta considera, ainda, a oficialização de um novo município no Brasil. Localizado em Mato Grosso, a criação de Boa Esperança do Norte foi aprovada por 8 votos a 3 pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em outubro de 2023.


A nova cidade é a 5.569ª a compôr o quadro de municípios brasileiros. Questionado pelo Poder360, o TSE não soube informar quantos vereadores estão previstos para o município.


As disputas municipais de 2024 contarão com o maior Fundo Eleitoral já aprovado no Congresso Nacional, com um montante de R$ 4,91 bilhões previstos no relatório do Orçamento de 2024. A verba é 150% maior do que o valor liberado nas últimas eleições do tipo, em 2020.


O governo federal havia reservado R$ 939,3 milhões no projeto original, mas o valor foi contestado pelo relator do projeto, o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP). Isso porque os pleitos nos municípios são a oportunidade dos partidos redistribuírem sua influência política no país e ampliarem sua presença nas prefeituras, em especial nas grandes cidades e capitais.


Delas, costumam aparecer nomes fortes para disputar a Presidência da República. Foi o caso do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que concorreu ao cargo nas eleições de 2018 depois de passar pela Prefeitura de São Paulo. Além disso, os prefeitos costumam trabalhar como importantes aliados regionais na eleição e reeleição de nomes para o Senado Federal e para a Câmara dos Deputados.


Como mostrou um levantamento do Poder360, o PSD é, atualmente, o partido com o maior número de prefeituras brasileiras. São 968 executivos municipais filiados à sigla. Na sequência, aparece o MDB, com 838 prefeituras. Progressistas (712), União Brasil (564) e PL (371) fecham o top 5 do ranking.




Historicamente, o MDB e o PSDB eram os partidos com o maior número de executivos municipais, mas esse cenário observou uma nova tendência com a expansão do PSD, do PL e do PP.


O PT, por outro lado, perdeu espaço de 2012 a 2020. Com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022, o valor subiu ligeiramente. Hoje, a legenda tem 182 prefeituras, nenhuma em uma capital do país.




CALENDÁRIO DAS ELEIÇÕES

O 1º turno das eleições municipais será realizado em 6 de outubro de 2024. Nas cidades em que for necessário 2º turno, só aquelas com mais de 200 mil eleitores, este será em 27 de outubro.


Ao todo, 152,7 milhões eleitores de 5.569 municípios devem votar. O número oficial de eleitores aptos a votar será divulgado oficialmente em maio, quando o cadastro será fechado pelo TSE.


O calendário oficial do pleito ainda não foi divulgado pelo TSE, mas previsão feita pelo Poder360 conforme a Lei de Eleições indica as principais datas. Eis abaixo.


Boulos lidera corrida à Prefeitura de SP, diz pesquisa Atlas Intel

PODER360 03 JANEIRO 2024 | 58seg de leitura


Pesquisa Atlas Intel divulgada no domingo (31.dez.2023) mostra o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) liderando a corrida pela Prefeitura de São Paulo, com 29,5% das intenções de voto. É seguido pelo atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), com 18%, e Ricardo Salles (PL), com 17,6%.


A pesquisa entrevistou 1.600 pessoas da cidade de São Paulo por meio de uma metodologia chamada recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). O levantamento foi realizado de 25 de dezembro de 2023 a 30 de dezembro de 2023. A margem de erro é de 2,5 p.p. para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Eis a íntegra (PDF – 6 MB).


publicidade

Eis o cenário eleitoral do 1º turno para prefeito de São Paulo:




A pesquisa perguntou também aos entrevistados se eles aprovam ou desaprovam o desempenho dos seguintes líderes de governo: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ricardo Nunes.


Eis como responderam:




A pesquisa Atlas Intel foi realizada em 5 capitais no fim de 2023, além de São Paulo.


Para ter acesso aos resultados das outras 4 cidades, clique nos links a seguir:

População separa eleição municipal de nacional, diz Alckmin

PODER360 03 JANEIRO 2024 35seg de leitura

CONTRASTE IMPRIMIR LER DEPOIS APARÊNCIA

O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), disse na 3ª feira (2.jan.2024) que os brasileiros “têm sabedoria” e vão separar as questões nacionais das municipais na hora de votar nas eleições deste ano. “A população separa totalmente eleição municipal de estadual e nacional. A população tem sabedoria. Eleição este ano é municipal, é assunto local. É tema da cidade, isso que vai valer”, disse Alckmin à CNN Brasil. Segundo ele, o que importa em 2024 é a “questão urbana”, como transporte, saúde e escola. Alckmin apoia o nome de Tabata Amaral (PSB-SP) para a Prefeitura de São Paulo. Ela irá concorrer, entre outros, com Guilherme Boulos (Psol), candidato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Nenhum comentário:

Postar um comentário