Além de Porto Alegre, os outros 4 maiores colégios eleitorais do RS e que poderão registrar segundo turno são:

Caxias do Sul, 347,2 mil eleitores (o candidato mais votado deverá ser Maurício Scalco, PL)
Canoas, 259,6 mil eleitores (os candidatos mais votados serão o prefeito Jairo Jorge, PSD, e o vereador Airton Souza, PL)
Pelotas, 248,6 mil eleitores (os mais cotados são o ex-prefeito Fernando Marroni, PT, e Fernando Estima, PSDB)
Santa Maria, 209,4 mil eleitores (despontam o ex-prefeito Valdeci Oliveira, PT, e a vereadora Roberta Leitão, PL).

Somente em Porto Alegre há perspectiva de decisão em primeiro turno

:::::

O estado do Rio Grande do Sul tem um total de 8.682.742 pessoas aptas a participar das Eleições Municipais de 2024.O eleitorado gaúcho cresceu apenas 1,04 % em relação às eleições de 2022 e um total de 3,08 % em relação à última eleição municipal, realizada em 2020. Do total de eleitores aptos, 83,50% possuem dados biométricos coletados na Justiça Eleitoral e poderão votar utilizando a sua biometria

No Rio Grande do Sul, mais de 1,1 milhão de pessoas que já não precisam mais comparecer às urnas em função da idade, escolhem participar ativamente do processo democrático. São eleitores com mais de 70 anos, que já não têm a obrigação legal de votar. Para esses cidadãos, o voto não é mais um dever, mas um direito que continuam a exercer. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre os 70 e 79 anos, o estado conta com 760 mil eleitores. Acima dos 80 anos, esse número chega a 280 mil, e entre aqueles com 90 a 99 anos, são quase 69 mil. Além disso, cerca de 14 mil centenários ainda estão aptos a votar

...

 Além de Porto Alegre, em outra capital do Sul do Brasil o quadro eleitoral poderá ser definido no primeiro turno, hoje.

É o caso de Florianópolis.

Segundo as principais pesquisas de intensão de voto, Topázio Neto (PSD), o atual prefeito, tem chances de levar já no primeiro turno em Florianópolis. Levantamento da Quaest divulgado neste sábado, mostra que Neto teria 53% das intenções de voto válidos contra 21% do Marquito (PSOL) e 14% do ex-senador Dário Berger (PSDB), que já foi prefeito e é senador.

....

Numa virada espetacular, a jornalista Cristina Graeml chega ao empate técnico com o líder Eduardo Pimentel, PSD, apoiado pelo PL de Bolsonaro, segundo Atlas Intel de hoje.


Há apenas um mês, Cristina tinha apenas 12%.

Eduardo Pimentel, 27.8%
Cristina Graeml, PMB, 24,8%
Luciano Ducci, PSB, 20,4%

A margem de erro é de 2 pontos.

Haverá segundo turno em Curitiba.

Cristina Graeml notabilizou-se por seu trabalho na Gazeta do Povo e nos programas da Jovem Pan e do Oeste. 

....

 Na eleição de hoje em Porto Alegre, estão aptos a votar o total de 1,1 milhão de eleitores.

Caso o resultado exija segundo turno, este ocorrerá no dia 27.

Do total de 1,1 milhão de eleitores da Capital, 55%¨são mulheres e 45% são homens, uma diferença considerável.

Trata-se do maior colégio eleitoral do RS.

Oito candidatos disputam os votos dos eleitores, sendo 5 de esquerda e extrema-esquerda.

Bolsonaro e Lula apoiaram candidaturas locais (Melo e Rosário), mas a polarização foi apenas residual, já que os candidatos preferiram focar em temas da cidade. De qualquer modo, Rosário foi desidratando ao longo da campanha, exatamente pela herança maldita deixada pelo lulopetismo.

....Mesmo que o prefeito Sebastião Melo não vença no primeiro turno, como indicam as duas últimas pesquisas de intenções de votos (leia abaixo), ele sairia como líder em qualquer dos dois cenários possíveis para um remoto segundo turno, segundo a Quaest, contratada pela RBS:

Melo, 55%
Rosário, 31%

Melo, 49%
Juliana, 41%

É fácil perceber que Juliana seria candidata mais competiva para um improvável segundo turno, já que o eleitorado lulopetista migraria em massa para seu nome, o mesmo não acontecendo com o eleitorado de Juliana para o caso de Rosário.

;;;;

Os eleitores brasileiros já começaram a ir às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 5.569 cidades. 

São 155.912.680 eleitores no país aptos a votar no 1º turno.

A maioria do eleitorado é de mulheres: mulheres – 81.806.914 (52,47%); homens – 74.076.997 (47,51%); votantes que não informaram o gênero – 28.769 (0,02%)...

As eleições municipais de 2024 terão o menor número de candidatos desde 2008, quando houve 381.327 registros, uma queda de 17%.

:::::

O juiz José Ricardo Sanhudo, 161a. Zona Eleitoral de Porto Alegre, ordenou que o professor da UFRGS Francisco Marshall cancele postagem que fez contra o Sebastião Melo, chamando-o de "lixo" e "chinelo", tudo ao criticar o prefeito por ter supostamente insinuado que foi dele a criação da Noite dos Museus, o que é invencionice do professor da UFRGS.

O magistrado considerou que Marshall usou adjetivos pejorativos à pessoa do prefeito, motivando a determinação de retirada do vídeo, que deveria ocorrer até as 23h59 desta quinta-feira, dia 3.

Os advogados do prefeito também processarão o professor por crimes de injúria, calúnia e difamação.

::::

Os ministros do STF e do TSE não compreendem muito bem a natureza do que acontece no mundo virtual das redes sociais, mas entendem perfeitamente que os eleitores aderiram em massa aos conteúdos que nelas viralizam. Eles sabem que o domínio nas redes é do discurso e da presença de todos que até há pouco eram dominados pelo cabresto analógico das minorias agressivas que mandavam no povo brasileiro desde 1500.

É por isto que gente como os ministros do STF e do TSE, tendo Alexandre de Moraes e Luiz Barroso à frente, tanto se esforçam para regular, ou seja, cabrestear o que acontece na internet. Como não conseguiram resultados através das pressões que exercem sobre os congressistas, visando a promulgação de leis regulatórias fasciocomunistas, STF e TSE têm se esmerado em censurar, banir, investigar, processar, julgar, condenar, prender e exilar políticos, jornalistas, intelectuais e pessoas comuns que usam as principais plataformas, inclusive forçando autocensuras por parte do X, Facebook, Instagram, You Tube e até serviços de mensagem como WhatsApp.

É neste contexto que é preciso entender as declarações destemperadas, erráticas, disfuncionais, da presidente do TSE, Cármem Lúcia ...

CLIQUE AQUI para ler mais.

::::



Nenhum comentário:

Postar um comentário