O governador Eduardo Leite participou, nesta sexta-feira, de uma reunião com os governadores do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, Cláudio Castro e Romeu Zema, e com os secretários da Fazenda de São Paulo, Samuel Kinochita, e de Goiás, Francisco Nogueira. O encontro, que ocorreu no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro, tratou sobre os vetos ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
Todos concordaram sobre a necessidade de derrubada de sete, a negociação de outros três e a manutenção de um deles. Se os vetos não forem derrubados, a dívida do governo do RS com a União tem o potencial de ocupar mais de 12% da receita corrente líquida do Estado.
Alguns dos vetos apontados como críticos envolvem diretamente interesses do Rio Grande do Sul, como o veto 1, que trata sobre a dispensa do RS de ser chamado a contribuir para o Fundo de Equalização Federativa. Já o veto 6, que trata sobre a dispensa aos estados do cumprimento de metas do Regime de Recuperação Fiscal quando do pedido de adesão ao Propag, teve a manutenção apoiada pelos governadores e secretários.
As dedcisões
Derrubada dos vetos 1, 2, 3, 5, 7, 8 e 9
Negociação dos vetos 4, 10 e 11
Manutenção do veto 6
O documento consolidado com o consenso alcançado na reunião será encaminhado à União e ao Congresso Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário