O Banrisul tirou nota para informar que começou a operar o Programa BNDES para Liquidação de Dívidas Rurais desde a última quarta-feira, 15. Os produtores rurais de 459 municípios do Rio Grande do Sul que foram afetados por eventos climáticos, como a enchente do ano passado e sucessivas estiagens, podem procurar a sua agência de relacionamento para encaminhar os pedidos de financiamento. O Banrisul foi o primeiro banco a aceitar as propostas.
Serão usados R$ 880,7 milhões do BNDES, mas o banco também usará os R$ 150 milhões aportados pelo governo estadual par dar fôlego aos produtores.]
A Medida Provisória nº 1.314/2025, publicada pelo Governo Federal, permite aos produtores rurais, mediante apresentação de laudo técnico, que sofreram perdas em duas ou mais safras, entre 1º de julho de 2020 e 30 de junho de 2025, em razão de eventos climáticos adversos, que renegociem suas dívidas sob condições diferenciadas.O Programa BNDES para Liquidação de Dívidas Rurais oferece prazo de pagamento de até nove anos, com até um ano de carência. Os recursos são direcionados aos produtores que possuem sua propriedade rural em municípios que, entre 2020 e 2024, obtiveram a declaração de estado de calamidade pública ou de situação de emergência reconhecidas pelo Governo Federal, em razão de eventos climáticos adversos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário