Livro conta história de Alaor Rocha

O advogado Thiago Rocha Moyses (foto) lança, nesta segunda-feira, a partir das 19 horas, na churrascaria Barranco, em Porto Alegre, o livro “O Catavento Voador – Biografia de Alaor Irani Rocha”, pela Farol 3 Editores. Nele, o autor, neto do retratado, descreve quem foi esse jornalista, radialista e político de Caxias do Sul. O prefácio é assinado pelo governador José Ivo Sartori, ao lado de quem Alaor militou por décadas no antigo MDB e de quem chegou a ser coordenador de uma de suas campanhas à prefeitura da cidade. Ele teve seu mandato de vereador suplente cassado, em 1964.

Com palavras generosas, Sartori assim o descreve: “Ele sabia de minha origem, e eu, a respeito dele, que tinha concorrido a vereador pela Aliança Republicana Socialista (ARS), junção do Partido Comunista Brasileiro e o Partido Republicano. A luta pela democracia, na época comum a vários setores da sociedade brasileira, talvez tenha sido um dos fatores responsáveis por nossa aproximação, esse encontro de afinidades e a consequente amizade que surgiu. Alaor tinha muito claro a percepção sobre os princípios democráticos, sabia conviver com todos, incluindo os adversários e aqueles de pensamento divergente”.

Natural de São Francisco de Paula, foi em Caxias do Sul que Alaor desenvolveu sua trajetória sólida e marcante, merecendo, em 2000, ter seu nome em um logradouro da cidade serrana. Posteriormente, em 2013, a Câmara Municipal anulou o requerimento aprovado na 15ª sessão ordinária da 5ª Legislatura, em 20 de abril de 1964, cassando titulares e suplentes da ARS, eleitos em novembro de 1963 para exercerem mandatos no período de 1964 a 1967, dentre os quais Alaor se incluía.

Nenhum comentário:

Postar um comentário