A Empresa Super Star.
Super Star é aquela empresa que tem legiões de fãs que
falam bem dela, fazem propaganda gratuita, querem seus produtos e adoram
trabalhar nela.
Harley Davidson, Ferrari, Apple ou Disney são alguns
exemplos de Empresas Super Stars.
Quem não admira estas empresas, quem não gostaria de
possuir seus produtos ou de trabalhar em uma delas?
Há um mundo de empresas Super Star nos mais diferentes
ramos de atividade. Alimentos, bebidas, sistemas, tecnologia ou comercio,
muitas das quais não são tão aclamadas porque operam nos bastidores da vida
real, mas cuja falta seria intensamente sentida. Microsoft, a Intel, a Boeing
entre muitas outras que facilitam em muito nossas vidas, não são cantadas em
prosa e verso como as anteriores. Mas são todas Super Stars.
E a sua empresa, é uma Super Star?
Se não é Super Star não significa que não possa vir a
ser.
A Super Star sempre opera dentro do tripé do Marcus
Lemonis: Produto, Processo e Pessoas.
Sem um produto campeão não haverá possibilidade de ser
uma Super Star. Não conquistará fãs.
Sem um processo campeão, não conseguirá manter campeão um
produto por melhor que seja.
Sem uma equipe campeã, nem mesmo um produto ou um processo
potencialmente campeões conseguirão torná-la uma Super Star.
O grande segredo da Super Star está nas pessoas. São elas
que farão com que tudo aconteça, o que torna imprescindível que sejam elas as
primeiras fãs da empresa. Somente com fãs “indoor” é que se tornará possível
conquistar fãs no universo “outdoor”.
Tudo tem que ser feito com carinho e dedicação. As
pessoas têm que dar o melhor de si pela Super Star e, para isto, têm que ser
conquistadas por ela.
A conquista das pessoas só se consolida quando elas
passam a confundir seus propósitos pessoais com os da empresa, ou seja, quando
o sucesso dela passa a ser seu próprio sucesso. Aí, como acontece com um Super
Star do Rock, os fãs o aclamarão, pagarão para vê-lo e ouvi-lo e farão
propaganda gratuita dele. Vão desejar que ele tenha grande sucesso, que ganhe
muito dinheiro e se sentirão gratificadas em ajudá-lo a ganhar mais e mais.
E porque, então, nem toda empresa é Super Star?
Simplesmente porque não basta pagar bons salários e
proporcionar excelentes benefícios para que uma pessoa se torne sua fã. É
preciso muito mais.
Empresa e pessoas são dois universos distintos, tão
diferentes como água e óleo os quais só formarão uma emulsão se forem altamente
energizados. As pessoas carregam um inimaginável potencial energético que cabe
à empresa transformar em trabalho. E isto só ocorre quando o estímulo é tal que
as pessoas descarreguem toda a sua energia em seu favor.
Como as pessoas trabalham visando seus objetivos pessoais
e não os da empresa (ninguém procura um emprego para ajudar uma empresa, e sim,
para resolver seus próprios problemas), a magia está em amalgamar ambos os
objetivos fazendo com que, em buscando os seus, as pessoas busquem
obrigatoriamente os da empresa.
A empresa precisa saber o que as pessoas, e aqui todos
nós estamos incluídos, querem, e dizer-lhes o que ela própria quer. Tem que
firmar um pacto ganha – ganha permitindo que as pessoas encontrem condições de
se auto realizar trabalhando nela. Tem que dar liberdade para que as pessoas busquem
seu desenvolvimento e progresso pessoal mantendo atenção plena em jamais
permitir que injustiças sejam perpetradas. As pessoas são extremamente
sensíveis a qualquer tipo de injustiça, seja real ou imaginária. Tem que
escancarar as portas para o diálogo, o questionamento, às críticas e as
sugestões. Tem que dar respostas e cobrar a entrega. Tem que balizar e dar
feedback. Tem que compartilhar, dividir, comemorar, abraçar.
Este é o modelo das Super Stars. Todos unidos em torno de
um só propósito, de uma só Ideia.
As pessoas no mundo externo sempre vão se aperceber deste
tsunami de produtividade e qualidade que extravasará através dos portais da
empresa. Vão ver, experimentar e, quem sabe, se apaixonar. E, então, levantarão
suas bandeirinhas e formarão uma nova legião de fãs.
Você quer um Ifone 11 ou uma Harley Sportster XL 883?
Pois saiba que por trás destes produtos existem empresas Super Stars com seu
exército de fãs dando o melhor de si para que você também se torne um deles, ou
quem sabe, até mesmo um novo Super Star.
O autor é diretor da FJacques - Gestão através de Ideias
Atratoras, empresa alavancadora de Super Stars e coirmã da Selcon Consultores
Associados – MS Francisco Lumertz (Professor Chicão), Porto Alegre, e autor do
livro “Quando a empresa se torna Azul – O poder das grandes Ideias”.
www.fjacques.com.br -
fabio@fjacques.com.br
Whatsapp: 9725 6254
Parabéns Fábio Jacques pela lucidez, empresas precisam ser pop star e a primeiro passo e o attractor thinking, ter ideias atratoras
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