Comunicado Audiency Brasil
Os dados divulgados na última
segunda-feira (24/10) apontando diferença na veiculação dos spots publicitários
da campanha eleitoral 2022, nas emissoras de rádio, foram extraídos da
plataforma da Audiency Brasil Tecnologia. Para esclarecer e gerar maior
entendimento, a empresa explica, em detalhes, como funciona a captura,
processamento e entrega de dados aos clientes e responde às principais
manifestações sobre a qualificação para a operação.
Sobre a qualificação técnica para realizar o serviço
Em resposta aos julgamentos sobre
a CNAE - classificação de atividades econômicas oficialmente adotada pelo
Sistema Estatístico Nacional e pelos órgãos gestores de cadastros e registros
da Administração Pública do país - que fazem parte do CNPJ como atividade
principal da empresa.
Reforçamos que notas explicativas
tanto na classe, quanto na subclasse podem ser acessadas no site do IBGE –
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e comprovam a expertise para
checking de publicidade, o que utilizamos a todo momento em nossa publicidade e
também na divulgação dos dados aos nossos clientes: uma empresa de checking/auditoria.
As soluções da Audiency
A idoneidade da empresa foi citada várias vezes, no entanto,
apesar de ser uma empresa jovem, somos uma startup com uma solução altamente
tecnológica. Temos sede em uma das cidades reconhecida mundialmente por abrigar
algumas das empresas mais inovadoras do mundo: Florianópolis e estamos em
constante evolução para oferecer as melhores soluções aos nossos clientes.
A Audiency oferece uma plataforma de inteligência de dados,
com soluções completas para gestão da publicidade no rádio com distribuição
(áudio e texto), captura e processamento de spots e músicas veiculados nas
emissoras de rádio. O serviço já foi amplamente testado, validade e é utilizado
por empresas de abrangência internacional.
Usamos um algoritmo/código, que captura o áudio emitido pelo
sinal das emissoras, transforma em dados binários e, logo após compara com os
áudios cadastrados no banco de dados em forma de um espelhamento. Portanto, o
que está programado no Pedido de Inserção – PI, é lançado no sistema e, a
partir disso, o algoritmo faz o checking do que deveria ser tocado de acordo
com o PI. Todos os dados são guardados pós-processamento para permitir,
inclusive, buscas retroativas.
Por ser um banco de dados, não apenas a Campanha de
Bolsonaro pode ter acesso, mas qualquer cliente que queira monitorar sua
publicidade. Se tocou no rádio, a Audiency mostra onde ela tocou, qual o
horário e permite, inclusive, fazer um corte na gravação para comprovar com
minutos antes e depois do espaço mencionado.
E deixamos o convite, inclusive, para que qualquer empresa
que realize anúncios em qualquer uma das milhares de emissoras que temos
cadastradas e monitoradas, possam encaminhar seus spots a título de realizar
testes de performance nos seus anúncios.
Os clientes
atualmente atendidos pela empresa
Atendemos desde pequenas empresas com atuação local, até
multinacionais. Nossos serviços são referência não só no Brasil, mas também no
exterior. Prova disso, foi nossa recente participação em feira na Europa,
expondo nossas soluções para os anunciantes de Portugal.
Atualmente, em nossa base de clientes temos fintechs,
gigantes do varejo nacional, redes de farmácias, redes de supermercado,
varejistas locais, cooperativas de crédito nacional, e claro, nossa atuação
também é utilizada por órgãos públicos como a Assembleia legislativa de Santa
Catarina e federações. Já no mercado musical, atendemos artistas nacionais do
sertanejo, pagode, pop, rock, e muitos outros. O monitoramento político não foi
contratação apenas da Campanha de Bolsonaro.
Os serviços realizados para a Campanha de Bolsonaro
A tecnologia está aí para nos ajudar. Hoje a Audiency Brasil
assegura um controle das veiculações no rádio. Todo acompanhamento é realizado
de duas formas: ou de forma geral, onde cadastramos um áudio e monitoramos para
identificar o número total de execuções, ou cadastrando o Pedido de Inserção –
PI, onde nós verificamos se as execuções aconteceram da forma como foram
contratadas, nos horários, datas e quantidades determinadas para cada emissora
e spot da campanha.
Cada cliente realiza a contratação das soluções que melhor
satisfazem suas necessidades, no caso da campanha, a Audiency Brasil foi
contratada para monitorar os spots do segundo turno. Primeiro emitimos um
checking retroativo no período de 7 a 14/10. Logo após de 14 a 21/10. Dentro do
período a análise foi baseada no Pedido de Inserção – PI, encaminhado pelo TSE.
Os dados que estão sendo
divulgados são exatamente os mesmo que trabalhamos diariamente com outros
clientes. É exatamente a mesma entrega que fazemos para todos nossos clientes
quando monitoramos uma campanha. As emissoras já conhecem o trabalho e
normalmente realizam os ajustes no momento do apontamento das falhas.
Esse fato rebate alguns
questionamentos sobre emissoras que alegaram ter publicado spots não
identificados pela plataforma. Reforçamos que a plataforma identificou áudios,
no entanto, esses áudios não estavam sendo veiculados em conformidade com o PI.
O documento é claro tanto no título do anúncio que deve ser veiculado (imagem
acima), quanto na faixa de horários em que devem ser inseridos na programação. A
observação menciona ainda que “esse mapa cancela e substitui o anterior”.
Cada cliente possui um acesso
através de login e senha, no qual pode acompanhar tudo e realizar diferentes
filtros. As milhares de páginas que acompanham o processo, são dados obtidos da
plataforma e podem ser verificados a qualquer momento, inclusive cruzando dados
para novas opções de filtros e resultados. Ao ouvir os áudios será possível
sim, identificar spots, no entanto, não os programados para veicular na data,
respeitando uma estratégia de campanha.
Por esse motivo existe um PI
diário. Se não fosse para ser respeitado, qual o motivo do empenho e trabalho
de toda uma equipe em preparar material diferente para ser veiculado no dia
seguinte? As emissoras deveriam analisar se o que veicularam está correto.
Pequena amostra para exemplificar o volume de dados
O ministro Alexandre de Morais alega que oito emissoras foi
um número muito pequeno, no entanto, o objetivo foi apresentar de forma mais
resumida, o que estava sendo entregue na sequência das páginas anexada ao
processo. Tanto que pode-se observar a diferença dos relatórios emitidos pela
Audiency e a planilha apresentada com os dados dessas oito emissoras.
Reforçamos que todas as provas necessárias estão
disponibilizadas para que o Excelentíssimo Ministro ou técnicos do TSE possam
fazer testes e tirar todas as dúvidas. Temos uma robusta base de dados. Seria
impossível para um ser humano realizar a checagem, em 24h, das mais de 5mil
emissoras monitoradas para a campanha. Procuramos facilitar o processo, citando
apenas oito, que foram escolhidas de forma aleatória, permitindo que as partes
conseguissem ouvir os áudios e tirar qualquer dúvida sobre a entrega.
Lembramos novamente que somos uma plataforma de inteligência
de dados. Nosso software possui um processamento lógico e irá gerar relatórios
baseados em filtros por emissora, por spot, por cidade, entre tantos outros.
Sinal das Emissoras
Quanto a dúvida gerada sobre a análise ser baseada na
captura de dados do streaming das emissoras, também deixamos claro que não gera
influência nesta análise, pois se o fato fosse um balizador, as não execuções
aconteceriam com a publicidade dos dois candidatos à presidência, ou seja, não
seria identificado nenhum tipo de publicidade. Estamos falando que os dados captados
comprovam uma disparidade entre o número de execuções de um e de outro.
Mídia de rádio é fundamental para diversos setores
O rádio hoje é ouvido por mais de
80% da população, chega a locais onde a internet e a televisão ainda não
chegaram, por isso, fundamental para anunciantes, especialmente, em uma
campanha eleitoral onde deve haver isonomia entre as partes concorrentes.
A escolha do rádio em uma
campanha publicitária é extremamente eficaz, mas, assim como em outros canais,
é necessário monitorar e criar meios para facilitar a visualização desses
relatórios.
Como mencionado anteriormente, os
relatórios ficam disponíveis para o cliente através da plataforma, na qual ele
pode acessar com seu login e senha. Os relatórios permitem diferentes análises.
A Audiency se coloca à disposição das autoridades para fazer a completa
demonstração do sistema em tempo real. Vamos responder todas as questões de
natureza técnica que sejam necessárias e, se necessário for, também podemos
disponibilizar ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE, acessos para realizar
todos os testes necessários
A empresa segue sua filosofia de
mostrar o grande potencial do rádio na publicidade e deixa um convite tanto aos
artistas que querem saber onde sua música está tocando nas rádios do Brasil,
quanto aos anunciantes e agências que buscam por uma avaliação da execução das
suas campanhas no meio rádio, basta visitar o site Audiency.io
e selecionar a opção que melhor atende sua necessidade.
“Aqui na Audiency é assim: tocou
no rádio, aparece aqui!”, finaliza Anacleto Ortigara, CEO da Audiency Brasil.
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