Audiency Brasil

 Comunicado Audiency Brasil

Os dados divulgados na última segunda-feira (24/10) apontando diferença na veiculação dos spots publicitários da campanha eleitoral 2022, nas emissoras de rádio, foram extraídos da plataforma da Audiency Brasil Tecnologia. Para esclarecer e gerar maior entendimento, a empresa explica, em detalhes, como funciona a captura, processamento e entrega de dados aos clientes e responde às principais manifestações sobre a qualificação para a operação.

 

Sobre a qualificação técnica para realizar o serviço

Em resposta aos julgamentos sobre a CNAE - classificação de atividades econômicas oficialmente adotada pelo Sistema Estatístico Nacional e pelos órgãos gestores de cadastros e registros da Administração Pública do país - que fazem parte do CNPJ como atividade principal da empresa.

Reforçamos que notas explicativas tanto na classe, quanto na subclasse podem ser acessadas no site do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e comprovam a expertise para checking de publicidade, o que utilizamos a todo momento em nossa publicidade e também na divulgação dos dados aos nossos clientes: uma empresa de checking/auditoria.

 

As soluções da Audiency

A idoneidade da empresa foi citada várias vezes, no entanto, apesar de ser uma empresa jovem, somos uma startup com uma solução altamente tecnológica. Temos sede em uma das cidades reconhecida mundialmente por abrigar algumas das empresas mais inovadoras do mundo: Florianópolis e estamos em constante evolução para oferecer as melhores soluções aos nossos clientes.

A Audiency oferece uma plataforma de inteligência de dados, com soluções completas para gestão da publicidade no rádio com distribuição (áudio e texto), captura e processamento de spots e músicas veiculados nas emissoras de rádio. O serviço já foi amplamente testado, validade e é utilizado por empresas de abrangência internacional.

Usamos um algoritmo/código, que captura o áudio emitido pelo sinal das emissoras, transforma em dados binários e, logo após compara com os áudios cadastrados no banco de dados em forma de um espelhamento. Portanto, o que está programado no Pedido de Inserção – PI, é lançado no sistema e, a partir disso, o algoritmo faz o checking do que deveria ser tocado de acordo com o PI. Todos os dados são guardados pós-processamento para permitir, inclusive, buscas retroativas.

Por ser um banco de dados, não apenas a Campanha de Bolsonaro pode ter acesso, mas qualquer cliente que queira monitorar sua publicidade. Se tocou no rádio, a Audiency mostra onde ela tocou, qual o horário e permite, inclusive, fazer um corte na gravação para comprovar com minutos antes e depois do espaço mencionado.

E deixamos o convite, inclusive, para que qualquer empresa que realize anúncios em qualquer uma das milhares de emissoras que temos cadastradas e monitoradas, possam encaminhar seus spots a título de realizar testes de performance nos seus anúncios.

Os clientes atualmente atendidos pela empresa

Atendemos desde pequenas empresas com atuação local, até multinacionais. Nossos serviços são referência não só no Brasil, mas também no exterior. Prova disso, foi nossa recente participação em feira na Europa, expondo nossas soluções para os anunciantes de Portugal.

Atualmente, em nossa base de clientes temos fintechs, gigantes do varejo nacional, redes de farmácias, redes de supermercado, varejistas locais, cooperativas de crédito nacional, e claro, nossa atuação também é utilizada por órgãos públicos como a Assembleia legislativa de Santa Catarina e federações. Já no mercado musical, atendemos artistas nacionais do sertanejo, pagode, pop, rock, e muitos outros. O monitoramento político não foi contratação apenas da Campanha de Bolsonaro.

 

Os serviços realizados para a Campanha de Bolsonaro

A tecnologia está aí para nos ajudar. Hoje a Audiency Brasil assegura um controle das veiculações no rádio. Todo acompanhamento é realizado de duas formas: ou de forma geral, onde cadastramos um áudio e monitoramos para identificar o número total de execuções, ou cadastrando o Pedido de Inserção – PI, onde nós verificamos se as execuções aconteceram da forma como foram contratadas, nos horários, datas e quantidades determinadas para cada emissora e spot da campanha.

Cada cliente realiza a contratação das soluções que melhor satisfazem suas necessidades, no caso da campanha, a Audiency Brasil foi contratada para monitorar os spots do segundo turno. Primeiro emitimos um checking retroativo no período de 7 a 14/10. Logo após de 14 a 21/10. Dentro do período a análise foi baseada no Pedido de Inserção – PI, encaminhado pelo TSE.

Os dados que estão sendo divulgados são exatamente os mesmo que trabalhamos diariamente com outros clientes. É exatamente a mesma entrega que fazemos para todos nossos clientes quando monitoramos uma campanha. As emissoras já conhecem o trabalho e normalmente realizam os ajustes no momento do apontamento das falhas.

Esse fato rebate alguns questionamentos sobre emissoras que alegaram ter publicado spots não identificados pela plataforma. Reforçamos que a plataforma identificou áudios, no entanto, esses áudios não estavam sendo veiculados em conformidade com o PI. O documento é claro tanto no título do anúncio que deve ser veiculado (imagem acima), quanto na faixa de horários em que devem ser inseridos na programação. A observação menciona ainda que “esse mapa cancela e substitui o anterior”.

Cada cliente possui um acesso através de login e senha, no qual pode acompanhar tudo e realizar diferentes filtros. As milhares de páginas que acompanham o processo, são dados obtidos da plataforma e podem ser verificados a qualquer momento, inclusive cruzando dados para novas opções de filtros e resultados. Ao ouvir os áudios será possível sim, identificar spots, no entanto, não os programados para veicular na data, respeitando uma estratégia de campanha.

Por esse motivo existe um PI diário. Se não fosse para ser respeitado, qual o motivo do empenho e trabalho de toda uma equipe em preparar material diferente para ser veiculado no dia seguinte? As emissoras deveriam analisar se o que veicularam está correto.

 

Pequena amostra para exemplificar o volume de dados

O ministro Alexandre de Morais alega que oito emissoras foi um número muito pequeno, no entanto, o objetivo foi apresentar de forma mais resumida, o que estava sendo entregue na sequência das páginas anexada ao processo. Tanto que pode-se observar a diferença dos relatórios emitidos pela Audiency e a planilha apresentada com os dados dessas oito emissoras.

Reforçamos que todas as provas necessárias estão disponibilizadas para que o Excelentíssimo Ministro ou técnicos do TSE possam fazer testes e tirar todas as dúvidas. Temos uma robusta base de dados. Seria impossível para um ser humano realizar a checagem, em 24h, das mais de 5mil emissoras monitoradas para a campanha. Procuramos facilitar o processo, citando apenas oito, que foram escolhidas de forma aleatória, permitindo que as partes conseguissem ouvir os áudios e tirar qualquer dúvida sobre a entrega.

Lembramos novamente que somos uma plataforma de inteligência de dados. Nosso software possui um processamento lógico e irá gerar relatórios baseados em filtros por emissora, por spot, por cidade, entre tantos outros.

 

Sinal das Emissoras

Quanto a dúvida gerada sobre a análise ser baseada na captura de dados do streaming das emissoras, também deixamos claro que não gera influência nesta análise, pois se o fato fosse um balizador, as não execuções aconteceriam com a publicidade dos dois candidatos à presidência, ou seja, não seria identificado nenhum tipo de publicidade. Estamos falando que os dados captados comprovam uma disparidade entre o número de execuções de um e de outro.

 

Mídia de rádio é fundamental para diversos setores

O rádio hoje é ouvido por mais de 80% da população, chega a locais onde a internet e a televisão ainda não chegaram, por isso, fundamental para anunciantes, especialmente, em uma campanha eleitoral onde deve haver isonomia entre as partes concorrentes.

A escolha do rádio em uma campanha publicitária é extremamente eficaz, mas, assim como em outros canais, é necessário monitorar e criar meios para facilitar a visualização desses relatórios.

Como mencionado anteriormente, os relatórios ficam disponíveis para o cliente através da plataforma, na qual ele pode acessar com seu login e senha. Os relatórios permitem diferentes análises. A Audiency se coloca à disposição das autoridades para fazer a completa demonstração do sistema em tempo real. Vamos responder todas as questões de natureza técnica que sejam necessárias e, se necessário for, também podemos disponibilizar ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE, acessos para realizar todos os testes necessários

A empresa segue sua filosofia de mostrar o grande potencial do rádio na publicidade e deixa um convite tanto aos artistas que querem saber onde sua música está tocando nas rádios do Brasil, quanto aos anunciantes e agências que buscam por uma avaliação da execução das suas campanhas no meio rádio, basta visitar o site Audiency.io e selecionar a opção que melhor atende sua necessidade.

“Aqui na Audiency é assim: tocou no rádio, aparece aqui!”, finaliza Anacleto Ortigara, CEO da Audiency Brasil.

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