Putin manda avião militar russo a Brasília

Soube-se apenas hoje que o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) recebeu na tarde desta quinta-feira um raro visitante vindo da Rússia. Um quadrimotor Ilyushin Il-62, da era soviética, operado por uma companhia aérea estatal russa, ligada ao Ministério da Defesa daquele país.

Este Il-62M possui a matrícula RA-86495 e segundo os registros do site de rastreamento Flightrradar24, decolou de Moscou no dia 07, tendo a capital iraniana Teerã como destino. Por conta das sanções impostas pela guerra na Ucrânia, o quadrijato não pode sobrevoar o espaço aéreo da Europa.


O avião então “surgiu” no rastreamento novamente, desta vez em espaço aéreo brasileiro com o registro de voo RFF7971. Fontes confirmaram ao AEROFLAP que o jato russo de fato iria pousar em BSB, o que ocorreu às 14h28. No entanto, os motivos da visita ainda são desconhecidos.


O Il-62M é operado pelo 223º Destacamento de Voo da Federação Russa. Apesar do nome mais militar, trata-se de uma empresa aérea estatal independente, mas ligada diretamente às Forças Aeroespaciais Russas (VKS) e ao Ministério da Defesa. 

O 223º Destacamento opera, além dos Il-62, os Tupolev Tu-134 e Tu-154 e o cargueiro Il-76. Segundo o site da “companhia”, o “principal objetivo das atividades da Instituição é a organização, fornecimento e implementação de transporte nas tarefas do Presidente da Federação Russa, do Governo da Federação Russa e do Ministério da Defesa da Federação Russa.”


Ela opera a partir da Base Aérea de Chkalovsky, no oblast de Moscou, sede da 8ª Divisão de Propósitos Especiais de Aviação, à qual responde diretamente. Chkalovsky também recebe uma série de aviões especiais da Força Aérea Russa, como os gigantes An-124 Ruslan e os Il-80 Maxdome, estes últimos mais conhecidos pelo infame apelido de “aviões do fim do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário