Artigo, Roberto Rachewsky - O estóico

O escravo estava sendo castigado, por alguma malcriação.  Seu amo torcia-lhe o braço com força enquanto o criado dizia, sem gemer apesar da dor:  

- Amo, se o senhor continuar torcendo meu braço desse jeito, irá quebrá-lo.  

O amo continuou torcendo, até que o braço do escravo quebrou, produzindo um estalo horrendo, ao que o servo reagiu dizendo apenas:  

-Viu ? Eu avisei que ia quebrar, agora quebrou.  

Esta estória, contada por Leonard Peikoff, para ilustrar que, na Roma Antiga, o estoicismo era uma filosofia tão popular, que senhores e servos a seguiam igualmente, me lembra um pouco do Brasil.  

Eu avisei - como se ninguém soubesse - que se Lula voltasse ao poder com toda a camarilha do PT, saqueariam e quebrariam o Brasil.  Lula voltou e está saqueando e quebrando o Brasil. Viram ?  Eu avisei que iam saquear e quebrar o Brasil.  

O brasileiro é antes de tudo, um estóico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário