Mas qual a importância do país no balanço da empresa?
Desde a compra do Twitter, atual X, em abril de 2022, a companhia se tornou privada e não é obrigada a divulgar os balanços financeiros. Na época da compra, Musk adquiriu a plataforma por US$ 44 bilhões e, após fechar o negócio, demitiu Parag Agrawal (executivo-chefe); Ned Segal (diretor financeiro); Vijaya Gadde (diretora jurídica); e Sean Edgett (conselheiro). Depois disso, Musk trocou o nome do Twitter por X.
Mais de um ano depois da compra, o bilionário viu a empresa perder valor de mercado. Em janeiro deste ano, o valor da empresa caiu para 1/3 do valor que pagou durante a compra da rede. O "Statista" projetou um recuo sequencial da receita do antigo Twitter com publicidade, pelo menos até 2027, quando o resultado deve somar US$ 2,7 bilhões.
Mas, além do valor de mercado, o X vem sofrendo com a diminuição na quantidade de usuários da rede social ao redor do mundo, com trajetória de queda desde 2023 e com projeção seguindo até 2025.
"Isso porque o brasileiro passa, em média, mais de 9 horas por dia na internet. Essa é uma das maiores médias globais, fica atrás apenas da África do Sul. Então, atingir o usuário brasileiro é muito importante”, diz o especialista. De acordo com o relatório Digital 2024: Brasil, da Data Reportal, em janeiro de 2024 o Brasil tinha 144,0 milhões de usuários de mídias sociais, o que equivale a 66,3% da população total.
Em segundo lugar, existe a questão numérica, com muitos usuários na internet e que utilizam as plataformas de redes sociais. Em relação ao X, o Brasil está entre os países com mais usuários, segundo levantamento de janeiro deste ano feito pelo "Statista", ficando em sexto lugar, atrás apenas dos Estados Unidos, Japão, Índia, Inglaterra e Indonésia.
Segundo o "Statista", em janeiro de 2024, o Brasil tinha mais de 22 milhões na rede social. De acordo o relatório da "Data Reportal", no mesmo período do ano passado eram 24,30 milhões, mostrando uma queda no número de usuários no país.
Ainda de acordo com relatório da "Data Reportal", os dados publicados nas próprias ferramentas de planejamento de anúncios do Twitter mostram que o número de usuários que os profissionais de marketing poderiam alcançar com anúncios no Twitter no Brasil diminuiu 2 milhões (-8,4%) entre outubro de 2023 e janeiro de 2024. Além disso, o alcance potencial do anúncio no país também recuou 2,2 milhões (-8,9%) entre o início do ano passado e o deste ano.
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Com uma possibilidade de saída no Brasil, Archegas ressalta que pode haver redução nos lucros. "Certamente sofrerá impactos negativos em termos de receita, não há dúvidas disso. Estaria perdendo usuários que são muito ativos, que compartilham dados pessoais a todo momento, que compram por meio da plataforma por meio de anúncios, que assinam pacotes”, finaliza.
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