Zucco aprova chamada para que ministro da Agricultura compareça à Câmara

 A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (23), um requerimento transformado em convite ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para prestar esclarecimentos sobre três temas considerados urgentes pela oposição: o aumento da inflação de alimentos, a grave crise vivida pelos agricultores gaúchos e a série de invasões de terra promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), intensificadas durante o chamado "Abril Vermelho". O requerimento original, de autoria do deputado Luciano Zucco (PL-RS), líder da oposição, solicitava a convocação formal do ministro. Por acordo, a proposta foi transformada em convite. 

Balanço das invasões do MST

De acordo com levantamento de veículos de imprensa e entidades rurais, ao menos 35 propriedades foram invadidas em 18 estados e no Distrito Federal durante o mês de abril, em ações organizadas pelo MST. Isso representa um aumento de 150% em relação a 2023, numa escalada que gerou forte reação no Congresso Nacional e nos setores produtivos do campo. Entre os alvos das ocupações, estão inclusive áreas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e propriedades produtivas legalmente tituladas, em desacordo com o que prevê a legislação sobre reforma agrária.

“Estamos diante de um ataque orquestrado à propriedade privada, um pilar constitucional. O governo não só assiste de braços cruzados, como premia esse movimento com cargos e verbas públicas”, afirmou Zucco.

O deputado também cobrou posicionamento do Ministério sobre a grave crise vivida pelo produtores rurais gaúchos, diante do colapso econômico provocado por sucessivas estiagens e  enchentes. Outro item do requerimento diz respeito às recentes decisões do governo para conter a alta no preço dos alimentos e seus reais impactos na inflação. “A comida segue cara e o produtor rural pressionado pelos altos custos de produção. As medidas anunciadas até agora não surtiram efeito e queremos saber do ministro quais outras ações podem ser tomadas para aliviar o bolso de quem produz e de quem consome alimentos”, finalizou o líder da oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário