O governo estadual gaúcho iniciou, neste mês, a dragagem do importantíssimoCanal São Gonçalo, em Pelotas, com a previsão de remoção de mais de 457 mil metros cúbicos de sedimentos. O serviço tem como objetivo garantir a profundidade mínima de 5,50 metros nos principais trechos de navegação. Durante 15 meses, serão retirados 15 milhões de m3 de sedimentos.
A intervenção integra um conjunto de investimentos de R$ 731 milhões voltados à recuperação da navegabilidade em diferentes pontos do Rio Grande do Sul. Atualmente, as dragagens avançam também nos canais de Pedras Brancas e Leitão. Em outubro, está previsto o começo das atividades no Canal Furadinho, enquanto a contratação dos serviços para o Canal Feitoria também já foi efetuada, com início ainda neste mês.
Importância do Canal de São Gonçalo
O Canal de São Gonçalo no Rio Grande do Sul é importante por ser uma via navegável que liga a Lagoa Mirim à Lagoa dos Patos, fundamental para o transporte de mercadorias e o abastecimento das cidades de Pelotas e Rio Grande. Além disso, tem relevância para a economia regional, pois a atividade de navegação e irrigação de arroz depende de sua manutenção, e também possui um valor histórico e cultural, sendo um marco para a cidade de Pelotas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário