Geraldo Pereira Jotz foi coordenador da Comissão de Avaliação e Monitoramento de Escolas Médicas - 2017/2018), é professor universitário e pós-doutor pela Universidade de Pittsburgh - USA. Membro Titular da Academia Mundial de Otorrinolaringologia).
Email: geraldo.jotz@terra.com.br
Em 20/01/2026 o MEC divulgou o resultado do ENAMED (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), onde mais de 30% das faculdades de medicina tiveram desempenho insatisfatório.
No Brasil, o número de faculdades de medicina chegou à marca de 494 instituições, sendo 80% delas com ensino privado, perdendo apenas para a Índia em número de faculdades.
A excelência de uma faculdade é refletida na colocação de seus egressos em residências médicas altamente competitivas. A ciência colaborativa, a promoção da inclusão e da diversidade, a resiliência institucional e o ensino continuado, se traduz na educação transformadora dos seus alunos.
A faculdade tem o dever de oferecer base teórica sólida, ensinar postura, ética e responsabilidade, além de oportunizar à pesquisa, a integração aos serviços e o estímulo ao pensamento crítico. É tarefa desenvolver o hábito de estudar, auxiliar na elaboração de um cronograma de estudo, reservando intervalos de tempo para outras atividades. Ter um mentor é um ponto importante, pois auxilia a gerenciar o tempo e os métodos de estudo, como o uso dos flashcards e quiz.
Outra questão importante para os alunos é ter alimentação saudável, praticar exercício físico, ter hobbies e socializar-se; conviver com a família e os amigos é fundamental.
Um exemplo histórico é o da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, classificada em 1º lugar no mundo há vários anos, conhecida por sua liderança em pesquisa e ensino, tem uma longa tradição de excelência e inovação, envolvendo os alunos na orientação de startups e no incentivo a criação de patentes, com recursos humanos e infraestrutura de alta qualidade, aspectos que fazem a instituição se destacar. O volumoso orçamento para pesquisa e para a rede hospitalar, bem como as conexões acadêmicas, expandem fronteiras. O modelo de currículo e a cultura institucional incentivam a busca de interesses variados pelos alunos da Faculdade de Medicina, destacando ainda mais a Universidade de Harvard.
Nenhum comentário:
Postar um comentário