Luteína

 Um país hiperconectado gera novas demandas nutricionais

Diante dos desafios da era digital, ANVISA amplia o uso da luteína da flor de Tagetes erecta para crianças e adolescentes, dos 9 aos 18 anos, no Brasil

 

Ingrediente natural amplamente estudado por seu papel na nutrição ocular e reconhecido por sua presença na mácula — região da retina associada ao conforto visual e ao esforço constante gerado pelo uso de telas — não era autorizado no Brasil.

 

O anúncio chega em um momento em que o país vive um dos cenários mais intensos de exposição às telas no mundo, no qual a luteína passa a ter um papel ainda mais relevante diante dos hábitos digitais da população.

O brasileiro está entre os maiores usuários de telas do planeta. O relatório digital global1, produzido pela We Are Social em parceria com a Meltwater, revela no recorte de outubro de 2025, que 98,4% dos brasileiros com 16 anos ou mais usam o celular para acessar a internet, o que coloca o país no topo do ranking neste indicativo.

 

Outros dados do mesmo estudo revelam que nessa nova realidade marcada pelos nativos digitais, o Brasil figura entre os 10 países com maior intensidade de uso em diferentes categorias:

 

● Primeiro colocado, com 30,9% no uso de ferramentas online relacionadas a cuidados com a saúde e 47,2% via telefone celular;

● Segundo no uso de ChatGPT, com 49,1% da sua população por mês;

● Quarto no ranking de horas de consumo de vídeos online e primeiro no tempo passado assistindo televisão, ambos com mais de 17 horas por semana, com maior intensidade nas idades mais jovens;

● Quinto no ranking das populações mais conectadas no mundo, com 185 milhões de pessoas; 

● Quinto colocado no consumo de qualquer tipo de conteúdo online, com 98% da sua população.

Esse conjunto de dados comprova: nossa rotina está cada vez mais mediada por telas, especialmente entre crianças e adolescentes, e isso traz novas perguntas sobre nutrição, desempenho cognitivo e saúde ocular.

 

Luteína FloraGLO®: liderando com ciência e segurança

A baixa ingestão de frutas e vegetais ainda é uma realidade no país.

Um estudo conduzido por pesquisadoras brasileiras mostrou2 que 95% das crianças avaliadas em idade escolar consumiam quantidade de frutas e vegetais abaixo do necessário - 5 vezes ao dia. Esse déficit nutricional está associado a baixas concentrações no plasma sanguíneo dos carotenoides, componentes essenciais para a filtragem da luz azul proveniente das telas, e para a proteção natural dos olhos.

Complementando o robusto histórico científico da luteína, a Kemin apresentou neste ano, no congresso Brain and Ocular Nutrition (BON), os resultados do mais recente estudo LuTEEN. As evidências sugerem que a suplementação com Luteína FloraGLO®, em doses diárias baixas e em crianças saudáveis na pré-adolescência e adolescência, pode desempenhar um papel importante no apoio ao desempenho cognitivo e à saúde ocular, bem como na redução da fadiga visual digital.3

Este estudo completa o papel essencial da luteína em todas as idades e fases da vida, em especial, entre jovens cuja alimentação moderna não supre adequadamente esse nutriente devido a baixa ingestão de frutas e vegetais. Saiba mais aqui!

Uma decisão regulatória que reconhece segurança, ciência e consistência

Com quase três décadas dedicadas à pesquisa da luteína e mais de 100 estudos científicos publicados, a Kemin consolidou uma trajetória exemplar de rigor, segurança e inovação. Nesse contexto, a decisão da ANVISA de ampliar o uso da Luteína da flor de Tagetes erecta para crianças e adolescentes, entre 9 e 18 anos, reforça a relevância científica do ingrediente e posiciona a empresa como pioneira no país ao oferecer uma solução segura e baseada em evidências para todos.

 

Assista ao vídeo sobre o mecanismo de ação da luteína: Link

 

 

Referências bibliográficas:

 

1 Maddalena, Sofia, and Sofia Maddalena. “Digital 2026 - We Are Social UK.” We Are Social UK, 15 Oct. 2025, wearesocial.com/uk/blog/2025/10/digital-2026/.

2 Augusto, Rosangela Aparecida, et al. “Associations between Low Consumption of Fruits and Vegetables and Nutritional Deficiencies in Brazilian Schoolchildren.” Public Health Nutrition, vol. 18, no. 5, 25 June 2014, pp. 927–935, Link.

3 Brain and Ocular Nutrition Conference 2025, Lecture Abstracts June 17th – 20th 2025, Endicott College, Massachusetts, USA. Journal of Alzheimer’s Disease. 2025;106(1_suppl):S1-S33. doi:10.1177/13872877251345099

 




Luteína FloraGLO® da Kemin agora autorizada no Brasil para crianças e adolescentes 

ANVISA amplia o acesso à luteína proveniente de Tagetes erecta para idades entre nove e 18 anos

 

DES MOINES, Iowa, U.S. (13 de Janeiro, 2026) – A Kemin Industries, fabricante global de ingredientes que busca transformar de forma sustentável a qualidade de vida diariamente para 80% da população mundial com seus produtos e serviços, anuncia que a autoridade regulatória brasileira, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), autorizou o uso ampliado da luteína proveniente das flores de Tagetes erecta em suplementos alimentares para crianças e adolescentes dos nove aos 18 anos. A Kemin se orgulha da sua contribuição para este importante marco regulatório, um avanço significativo no apoio à saúde ocular e cerebral ao longo da vida das famílias brasileiras.

Enquanto a nutrição tradicional costuma focar apenas em vitaminas e minerais essenciais, a Luteína FloraGLO oferece uma abordagem cientificamente comprovada como solução multissistêmica para a saúde dos olhos e do cérebro, ajudando crianças e adolescentes a prosperarem em um mundo saturado de telas e cognitivamente exigente.

Essa abordagem foi comprovada em um estudo clínico revolucionário com crianças pré-adolescentes e adolescentes, que destacou o impacto da Luteína FloraGLO em dois sistemas biológicos interdependentes, mostrando benefícios mensuráveis na redução da fadiga ocular e na melhoria das funções cognitivas.

“Os jovens de hoje enfrentam um aumento do tempo de tela e hábitos alimentares seletivos, que podem gerar lacunas nutricionais críticas”, disse Rosemeire Shiraishi, Country Manager – América do Sul, Kemin Human Nutrition and Health. “A Luteína FloraGLO ajuda a preencher essas lacunas, oferecendo suporte direcionado para olhos e mentes em desenvolvimento, incluindo proteção contra luz azul nociva e reforço da resiliência cognitiva.”

Com mais de 100 publicações revisadas por pares e confiança de profissionais de cuidados visuais em todo o mundo, a Luteína FloraGLO continua liderando como a marca de luteína mais estudada clinicamente — estabelecendo o padrão para futuras inovações em todas as idades e fases da vida. 

“A autorização da ANVISA segue uma rigorosa avaliação científica e regulatória, para a qual a ciência, segurança e qualidade da FloraGLO foram grandes contribuintes”, disse Bárbara Mião, Regulatory Affairs Manager – América Latina, Kemin Human Nutrition and Health. “Este marco reforça nosso compromisso em oferecer soluções confiáveis e de alto impacto para todas as fases da vida, e estamos muito orgulhosos em expandir o alcance da FloraGLO para apoiar famílias em todo o Brasil.”

Clique aqui para ler a autorização e clique aqui para saber mais sobre como aprimorar formulações para a saúde ocular, cerebral, da pele e materna com a Luteína FloraGLO. 



Informações para Imprensa:

Alfapress Comunicações

Mariana Cremasco

MTB: 60.856/SP

19 99781-6909

mariana.cremasco@alfapress.com.br


Sobre a Kemin Industries

A Kemin Industries é uma fabricante global de ingredientes, que se empenha diariamente em transformar de maneira sustentável a qualidade de vida de 80% da população mundial com seus produtos e serviços. A empresa possui mais de 500 ingredientes patenteados pa

Nenhum comentário:

Postar um comentário