-> Pré-inscrições são gratuitas a varejistas e a
produtores rurais até o dia 16 de agosto
-> Encontro ocorrerá de 20 a 22 de agosto, no Centro
de Eventos Fiergs, em Porto Alegre (RS)
Consolidada como um evento para empresas de todos os tamanhos e dos mais
diferentes setores da economia, a Expoagas 2019 – 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados
reunirá 48 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento, entre os dias 20 e 22
de agosto, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, para oportunizar
networking, relacionamento, negócios e qualificação aos participantes.
Promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a feira deverá
movimentar pelo menos R$ 520 milhões em negociações entre os 372 expositores e
os visitantes – em sua maioria, representantes de empresas supermercadistas de
todo o Brasil e de outros 11 países. Além da feira de negócios, que contará com
fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo e apresentará
mais de 800 novidades ao mercado, a Expoagas 2019 possibilitará, em uma série
de palestras, visitas, seminários e oficinas, qualificações para diferentes
públicos. Cada vez mais multisetorial, a feira novamente tem gratuidade nas
inscrições antecipadas a varejistas de supermercados e de outros setores do
comércio, como hotéis, bares, restaurantes, farmácias e lojas de bazar e R$
1,99. Neste ano, a cortesia estende-se também a produtores rurais pela primeira
vez. A principal novidade desta edição é o reposicionamento dos espaços Premium
e Circuito de Negócios, criados no ano passado e que integram novos expositores
às oportunidades oferecidas pelo evento.
Por sua capilaridade e abrangência de setores, a Expoagas 2019 mais uma vez
refletirá, em seus estandes, as tendências e hábitos de consumo que estão
norteando o perfil de compra dos gaúchos nos supermercados. Um exemplo disto é
o crescimento no número de expositores de alimentos com apelo saudável, como
tapiocas, produtos orgânicos e barras de cereais. “O gaúcho está cada vez mais
preocupado com sua saudabilidade, mas infelizmente ainda falta renda para que
algumas categorias ganhem mais espaço. Este será um processo gradual na
qualificação dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores”, observa o
presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. Segundo o dirigente, além dos alimentos
saudáveis, ganham destaque nesta 38ª edição da Expoagas expositores de
eficiência energética, consultoria tributária e acessórios para smartphones.
“São setores em ebulição e a feira certamente vai espelhar o que está
acontecendo no dia a dia do ramo supermercadista”, garante. Formado
majoritariamente por indústrias e distribuidores de produtos alimentícios, de
higiene e de limpeza, o rol dos expositores ganhou uma nova categoria entre os
estandes: a das entidades de classe, que estreia com dois expositores na feira
de negócios.
Participação de gaúchos cai – Entre os expositores desta edição, 80,9% estão
voltando ao evento, e 19,1% serão estreantes na Expoagas 2019. Um dado que
chama a atenção é o percentual de empresas gaúchas entre os expositores: embora
ainda majoritários (67%), os estandes de companhias locais atingiram o menor
percentual de participação dos últimos dez anos (em 2018, os gaúchos eram 72%).
“É um dado que nos preocupa. Somos defensores da indústria gaúcha, que é
modelar em tantos setores, e precisamos que a economia se fortaleça em todas as
pontas para que tenhamos um crescimento sustentável no Estado”, destaca Longo.
Segundo o dirigente, um dos principais objetivos da Agas com a feira é
oportunizar uma vitrine a varejistas de todo o País para as empresas que
participarão do evento. “Teremos compradores do Brasil e do mundo conhecendo a
pujança da nossa indústria e a qualidade dos produtos fabricados no Rio
Grande”, antecipa.
Edição deste ano evidenciará pleitos do setor – Apostando nos conceitos de
liberdade econômica defendidos pelo Governo Federal e fomentando negócios que
possibilitarão crescimento para empresas do varejo, setor distribuidor e
indústria, a Associação Gaúcha de Supermercados aproveitará a Expoagas 2019
para reforçar pleitos do segmento supermercadista gaúcho e brasileiro. A
principal reivindicação a ser levantada é a possibilidade de supermercados
comercializarem, em suas lojas, os medicamentos que não necessitam de
prescrição médica. “Defendemos o direito das farmácias venderem alimentos, itens
de bazar e de higiene, mas queremos o mesmo livre comércio para os
supermercados. Afinal, os medicamentos sem prescrição já estão ao alcance dos
clientes no autosserviço das farmácias, além de serem comercializados sem
restrições por televendas e internet. Não há porque criarmos reservas de
mercado em nome do corporativismo. Precisamos de um novo Brasil e de um cenário
de liberdade econômica, com interferência mínima do Estado”, defende Longo.
Outras reivindicações do setor são a definição de regras para a manipulação de
carnes e fiambres em supermercados e a simplificação tributária em todos os
setores. “São questões técnicas nas quais estamos trabalhando para garantir,
acima de tudo, segurança alimentar aos consumidores e proteção jurídica às
empresas. Mas é preciso elogiar o trabalho dos corpos técnicos do Governo do
Estado e a boa vontade para contribuir nestes temas”, salienta Longo.
Gratuidade para o varejo e produtores rurais – Neste ano, pela primeira vez, a
Agas está franqueando as pré-inscrições ao evento para produtores rurais.
“Queremos oportunizar aos homens e mulheres do campo as mesmas ferramentas e
clientes dos grandes players da indústria, incentivando que as futuras gerações
vejam, na produção agrícola, um negócio rentável e promissor”, explica o
presidente da Agas. Além disso, as inscrições realizadas até 16 de agosto são
gratuitas para supermercadistas e para representantes de padarias, atacados,
farmácias, bares, restaurantes, lojas de conveniência, açougues, bazares, lojas
de 1,99, petshops, hospitais e hotéis. Os valores para visitantes de outros
setores vão de R$ 30,00 a R$ 150,00 para os três dias de evento. “A Expoagas
traz oportunidades para empresas de todos os tamanhos. O pequeno comerciante
que visitar a feira certamente sairá melhor e mais preparado para os desafios
do mercado, seja pelo ciclo de palestras ou pelas parcerias comerciais que
estarão à disposição nos estandes”, projeta Longo. As inscrições para o
encontro já estão abertas pelo site www.agas.com.br.
Carro e notebooks vão fomentar negócios – Consagrada acima de tudo como uma
feira de negócios, a Expoagas 2019 mais uma vez vai incentivar a conclusão de
transações comerciais já durante os três dias do evento com o sorteio de seis
notebooks e um automóvel zero quilômetro entre as empresas que efetuarem
compras nos estandes da feira. A cada R$ 1.000,00 em compras junto aos
expositores, os visitantes receberão um cupom para participação. “Embora a
programação de palestras seja fundamental, estamos voltando o nosso foco para
as atividades da exposição, incentivando os participantes a levarem lançamentos
e condições especiais de pagamento aos estandes”, informa o gerente executivo
da Agas, Francisco Schmidt. A partir de um levantamento prévio, a Agas estima
que mais de 800 produtos, equipamentos, embalagens, sabores e versões de
produtos serão apresentados durante o evento pelos 372 expositores.
Palestras de um lado, feira do outro – Buscando evidenciar e fortalecer os
espaços criados no ano passado para oportunizar a novas empresas a participação
na Expoagas – o Espaço Premium e o Circuito de Negócios –, a Agas dividiu neste
ano, com maior clareza, as áreas de palestras e de feira. “Transferimos o ciclo
de palestras todo para o lado do Teatro do Sesi, enquanto a feira de negócios
ficará concentrada nos três andares do pavilhão do Centro de Eventos”, explica
o presidente da entidade. Localizado no segundo andar, o Espaço Premium
congregará empresas multinacionais e grandes players das indústrias de
alimentação e de higiene. Lançados na edição de 2018, os estandes do Circuito
de Negócios congregarão micro e pequenas empresas em um ambiente de negócios e
novas parcerias. “Este é o espírito da Expoagas, oportunizar os mesmos fornecedores
a companhias de todos os portes e de todos os segmentos”, conclui Longo.
Para fomentar
a participação de varejistas do interior do Estado, a Agas está subsidiando 50%
dos custos de viagem para caravanas que contemplarem pelo menos três empresas
varejistas. “São 90 núcleos regionais que alugam um ônibus e vêm à feira dos
mais diferentes pontos do Estado e de Santa Catarina”, explica Longo.
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