Europa relaxa restrições e começa transição para pós-pandemia

Enquanto a Europa relaxa seus cuidados, outros continentes estão sendo ainda mais cautelosos. Algumas das taxas de vacinação mais altas do mundo são encontradas na Ásia - que não é estranha a surtos anteriores como Sars e Mers - e seus líderes estão mantendo medidas mais rígidas de bloqueio ou até mesmo apertando-as, por enquanto.

A nação de Tonga, na costa do Pacífico, entrou em um bloqueio nesta quarta-feira (2) depois de encontrar infecções em dois trabalhadores portuários que ajudam a distribuir ajuda que chega após uma erupção vulcânica e tsunami. Isso ocorreu contra os temores de que as consequências do desastre natural no mês passado pudessem desencadear um segundo desastre, trazendo a pandemia para uma nação que estava livre do vírus.

Na véspera de sediar os Jogos Olímpicos de Inverno, a China estava cumprindo sua política formal de "zero Covid-19", mesmo que 85% de sua população esteja totalmente vacinada, de acordo com números do Our World in Data. Pequim impõe bloqueios rigorosos rapidamente quando algum caso é detectado e continua exigindo que as pessoas usem máscaras no transporte público e mostrem o status "verde" em um aplicativo de saúde para entrar na maioria dos restaurantes e lojas.

A Tailândia, onde 69% da população está totalmente vacinada, de acordo com o Our World in Data, continua exigindo o uso de máscaras em público e impõe o distanciamento social, além de outras restrições.

Cingapura, que possui a maior taxa de vacinação da Ásia, com 87% com pelo menos duas injeções, mantém suas restrições mesmo enquanto segue uma "jornada de transição para uma nação resiliente à Covid-19" iniciada em agosto, com medidas para relaxar e apertar regras conforme as condições o justifiquem.

Com quase 80% de sua população totalmente vacinada, o Japão resistiu às restrições impostas, mas continua exortando o público a usar máscaras e observar as práticas de distanciamento social, enquanto solicita aos restaurantes que reduzam o horário de funcionamento.

O Camboja, com 81% de sua população vacinada, reduziu as restrições a restaurantes e outros negócios, mas ainda exige que as máscaras sejam utilizafas em público e incentiva o distanciamento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário