Estado tem sol o ano inteiro e governo mineiro não aplica a cobrança do Imposto sobre ICMS sob a energia consumida.
A demanda por instalação de painéis de energia solar em residências e estabelecimentos comerciais em Minas Gerais já atraiu R$ 11,1 bilhões em investimentos. O balanço é da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). A quantia é 114,43% maior que o último balanço divulgado em agosto, quando os investimentos estavam na ordem de R$ 9,7 bilhões. No país, o estado tem o maior número de micro e miniusinas de energia solar.
Hoje a energia solar na matriz energética brasileira é considerada a terceira fonte mais importante. Ela corresponde a 8,1% do total da produção. Como grande maioria dos consumidores brasileiros ainda necessita das hidrelétricas, que correspondem a 53,9% do total, a energia eólica é a segunda alternativa mais difundida no mercado, correspondendo a uma fatia de 10,8%.
Especificamente em Minas, para atender à crescente demanda por usinas fotovoltaicas, o governo estadual não aplica a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sob a energia consumida. Ou seja, não há tributos praticados pela energia produzida pelo próprio consumidor. Dado o peso do ICMS, isso ajuda tanto aos consumidores comerciais quanto aos consumidores residenciais e esse incentivo foi essencial para Minas Gerais alcançar a liderança nacional no setor de energia solar.
Além disso, também existe o fator climático, Minas Gerais tem sol o ano inteiro, elemento fundamental para gerar energia solar. Além disso, também existe o fator climático, Minas Gerais tem sol o ano inteiro, elemento fundamental para gerar energia solar. Para se ter uma ideia o potencial da irradiação solar para geração de energia no território mineiro é praticamente o dobro do potencial da Alemanha, país que há anos se destaca pela produção e aproveitamento da energia proveniente da luz do sol. A radiação média das regiões mineiras varia entre 5,5 e 6,5kWh/m2 (Kilowatts/hora por metro quadrado) enquanto a radiação solar na Alemanha é de 3kWh/m2.
Ranking por UF de capacidade de geração instalada:
1. Minas Gerais: 1 GWp
2. São Paulo: 742 MWp
3. Rio Grande do Sul: 728 MWp
4. Mato Grosso: 444 MWp
5. Paraná: 341 MWp
Nenhum comentário:
Postar um comentário