Nota

 A nomeação de advogado pessoal ao STF contraria compromissos assumidos internacionalmente pelo Brasil sobre independência do Judiciário, afronta o princípio constitucional de impessoalidade e trai a promessa de resgate das instituições democráticas.


A indicação de [Cristiano] Zanin ainda contradiz o discurso de inclusão e aprofunda, ainda mais, a dívida brasileira com os segmentos sociais historicamente marginalizados e excluídos dos espaços de poder. Esta exclusão está também na raiz da corrupção sistêmica brasileira.


É fundamental que a sociedade brasileira promova amplo debate sobre a composição de seu tribunal constitucional, para que nossos representantes eleitos no Senado cumpram seu papel na defesa do interesse público e da democracia.


Transformar o tribunal constitucional em anexo do governo de ocasião foi um projeto central do bolsonarismo, do qual Lula parece querer repetir a receita. O Brasil está diante das escolhas que reverterão ou avançarão essa trajetória de enfraquecimento e captura das instituição.

2 comentários:

  1. E impressionante como eles ñ conseguem esquecer JMB, d 2 ministros indicados (Cássio Nunes e André Mendonça) qual dos dois foi advogado particular do presidente? Eles afrontam nossa inteligência qdo tentam comparar o CAPITÃO com o relés LADRÃO..nos poupe, o q está acontecendo no Brasil é culpa exclusiva do inútil Rodrigo Pacheco, um vassalo e capacho do sistema q estará nos livros d história como o PIOR presidente do senado, nem mesmo o contumaz campeão d processos Renan Calheiros foi tão inútil como este q ora está presidindo o senado federal..os vassalos pensam q são pra sempre, o tempo está chegando e ñ haverá como fugir..A CADA UM, SEGUNDO SUAS OBRAS!

    ResponderExcluir
  2. Diz a Nota que Lula quer repetir o bolsonarismo. Uma enorme injustiça, porque o Bolsonaro indicou dois que lhe coube indicar, mas nenhum deles comprometido com ele, tanto que várias vezes votaram contra os interesses do indicador. Comparar com essa indicação do Lula que foi a coisa mais absurda que poderia ocorrer é demais.

    ResponderExcluir