Capitão Martim é escolhido representante da Assembleia no atendimento a desabrigados pelas cheias

Capitão Martim é escolhido representante da Assembleia no atendimento a desabrigados pelas cheias

A foto é de Rodrigo Rodrigues.

O deputado Capitão Martim (Republicanos) foi indicado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para representar o Parlamento junto ao Governo do Estado na gestão de recursos direcionados aos atingidos pelas enchentes na região. Foi designado para coordenar a Comissão de Representação Externa instalada na cidade de Encantado, a partir desta quarta-feira (13), voltada ao atendimento às vítimas da enchente que devastou o Vale do Taquari. A comissão terá o papel de averiguar toda a questão envolvendo o desastre, elaborar levantamentos de necessidades da região e posteriores encaminhamentos.

É o que informa o jornalista Leonardo Nunes, da bancada do Republicanos.

Leia todo o texto.

O deputado Capitão Martim segue trabalhando incansavelmente para ajudar as vítimas da enchente catastrófica que atingiu o Vale do Taquari neste início de setembro. O parlamentar, que tem uma carreira militar na Marinha do Brasil, vem aplicando sua experiência e liderança para ajudar as pessoas afetadas pelas cheias.

Projeto para instituir o Programa de Auxílio aos Municípios com Coordenações de Defesa Civil

O deputado Capitão Martim apresentou projeto de lei que visa instituir o Programa de Auxílio aos Municípios com Coordenações de Defesa Civil. O objetivo é fornecer suporte técnico e financeiro aos municípios que tenham estruturas efetivas de prevenção e resposta a desastres. Na justificativa do projeto, o deputado argumenta que o programa é uma medida estratégica para fortalecer a resiliência das comunidades locais, proteger vidas e patrimônio, e promover um ambiente mais seguro e preparado para enfrentar desafios futuros.

Comissão Permanente de Proteção Civil

Presidente da Frente Parlamentar em apoio às Defesas Civis do Estado, recentemente o deputado apresentou proposta para criar na Assembleia Legislativa a Comissão Permanente de Proteção Civil. “Destinada a discutir e acompanhar as políticas públicas relacionadas à prevenção e ao enfrentamento de situações de emergência causadas por desastres naturais, a Comissão permitirá que o Legislativo tenha um espaço permanente para debater e fiscalizar as ações do Executivo nessa área, bem como para propor medidas legislativas que contribuam para a proteção civil”, justificou o parlamentar.

Audiência da Frente Parlamentar em apoio às Defesas Civis do Rio Grande do Sul

Como presidente da Frente Parlamentar em apoio às Defesas Civis do Rio Grande do Sul, o deputado está organizando uma grande audiência para ouvir especialistas, representantes do Corpo de Bombeiros Militar do RS, da Defesa Civil Estadual, de Universidades, conselhos, organizações, institutos meteorológicos, representantes do Governo do Estado e secretarias.

O objetivo é colher depoimentos de especialistas e encontrar caminhos para reduzir a vulnerabilidade da população a eventos naturais, como inundações, deslizamentos de terra e vendavais.

Entre os principais temas a serem abordados:

Avaliação dos riscos de desastres naturais no Estado; Medidas de prevenção e mitigação de danos;

Sistemas de alerta e monitoramento; Planos de resposta a desastres;

Impactos de barragens na proteção de municípios com riscos de enchentes;

Planos de contingência;

Sistemas de alerta e monitoramento;

Obras de infraestrutura;

Educação e conscientização da população.

Atuação em auxílio no resgate e atendimento aos desabrigados

Martim chegou à região na terça-feira (5) e desempenhou um papel vital na mobilização de recursos das Forças Armadas para apoiar os esforços de resgate. Em Lajeado, uma das áreas mais afetadas, ele passou a noite e a madrugada coordenando as operações de resgate, conseguindo salvar aproximadamente 20 pessoas isoladas em locais de difícil acesso. Além disso, o deputado desempenhou um papel fundamental na organização e gestão dos recursos humanos e materiais em colaboração com as equipes locais.

Martim também operou em cidades menores, fornecendo assistência e resgatando pessoas ainda isoladas. Esteve em Muçum e Roca Sales onde distribuiu mantimentos e equipamentos e liderou o trabalho de gestão de crise. Em Roca Sales, o deputado assumiu a coordenação dos voluntários para atendimento a desabrigados, organizando os recursos recebidos e liderando as equipes locais. Da mesma forma, prestou apoio aos moradores de Cruzeiro do Sul e Colinas.

O deputado Capitão Martim enfatiza que está cumprindo seu dever como cidadão e representante do povo gaúcho: “Eu não poderia ficar indiferente diante dessa tragédia que afeta milhares de pessoas e procurei contribuir da melhor forma possível. Está sendo um esforço conjunto com as Forças Armadas, a Defesa Civil, os Bombeiros, o Parlamento gaúcho, as equipes municipais e os voluntários. Todos merecem aplausos pela coragem que estão demonstrando”, declarou o deputado.

Martim segue na região e afirma que continuará trabalhando para ajudar as pessoas afetadas pela enchente. “Ainda há muito a ser feito e vamos continuar trabalhando incansavelmente até que todas as vítimas tenham o apoio que precisam”, disse o deputado

Nenhum comentário:

Postar um comentário