Os meus escolhidos de 2023

 Neste final de ano, o meu blog polibiobraga.com.br resolveu escolher três personalidades aqui do Rio Grande do Sul, visando indicá-las como os melhores do ano em cada área das suas atuações:

Na área social, com ênfase para o jornalismo.

Na área política, com ênfase nas ações dos senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Na área política, com ênfase na atuação das entidades empresariais.

Achei importante fazer isto.

Meu blog polibiobraga.com.br tem uma média diária de 42 mil leitores, tudo segundo o Google Analytics. Parece muito pouco, mas vale a pena comparar com os concorrentes. O site de que falo é o da versão dgiital do principal jornal diário gaúcho, Zero Hora. Não se trata de blog, mas, sim, um site, portanto contando com um batalhão de profissionais pagos e bem remunerados, com infraestrutura poderosa de trabalho. Meu blog é trabalho solo.

Pois bem, o blog polibiobraga.com.br tem 42 mil leitores diários e de Zero Hora tem 96 mil.

Além do blog, faço este comentário acidental, que conta com 164 mil seguidores, mas possui um nível de visualização média de 6 mil a 10 mil.

Mas vamos voltar à vaca fria.

Os meus indicados foram:

Área social - A jornalista gaúcha Ana Maria Cemin, a minha melhor surpresa do ano. Ela possui um blog de características inéditas, corajosas, assertivas, porque se dedica a dar voz aos familiares e as vítimas dos presos políticos dos dias 8 e 9 de janeiro. Ela conversa com cada um deles, reproduz as conversas, dizem o que fizeram, como foram maltratados pelo Exército, pela PM do DF, pela PF e nos presídios da Papuda e da Colmeia. E como fazem para viver e trabalhar com seus grilhões eletrônicos nos tornozelos.

Ninguém faz nada igual no Brasil.

A mídia tradicional, a velha mídia, como vocês sabem, nada conta e tudo omite, além de caluniara, injuriar e difamar todo mundo que se manifestou no dia 8 de janeiro, sem separar o joi do trigo.

Além da jornalista Cemin, meus outros dois indicados foram os seguintes:

Na área política: o deputado estadual gaúcho Rodrigo Lorenzoni, filho do ex-ministro Onyx Lorenzoni, que tem luz muito própria. Ele se notabiliza não apenas por estar ao lado da oposição, mas de modo irrenunciável. É que no caso da tentativa do governo Eduardo Leite de aumentar os impostos, Rodrigo foi o principal líder que na Assembleia do RS conseguiu somar-se aos outros atores da vida política, empresarial e social, tudo para pressionar os tucanos a retirarem seu tresloucado Tarifaço. 

Razões semelhantes me levaram a escolher como Personalidade do Ano no campo da Economia, o atual presidente da Federasul, no caso o engenheiro, advogado e empresário agrícola Rodrigo Sousa Costa. Nem sei o que ele pensa politicamente, mas certamente não é um homem de esquerda, pelo menos de acordo com seu discurso, que tem conteúdo claramente liberal do ponto de vista econômico.

Souza Costa, junto com o deputado Rodrigo Lorenzoni, liderou a gauchada na sua exitosa luta pela derrota do governo tucano de Eduardo Leite, pelo menos nesta questão do Tarifaço.

É isto.

Não me arrependo por ter deixado alguém de fora.

Não me arrependo de nada.

E é bola pra frente que atrás vem gente, como dizem os gaúchos de faca na bota.

Até a próxima conversação, meus amigos, amanhã, sexta-feira, dia 29, porque quero me despedir em gala de vocês neste tormentoso ano de 2023, que não vai durar para sempre, porque vocês sabem que não há mal que nunca acabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário