Opinião do editor - A Agência Brasil publicou fake news sobre a suspensão de mandatos de deputados

O editor abriu o dia de sábado bem sobressaltado com a informação de que a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados tinha pedido a suspensão do mandato de 13 deputados da Oposição e de 2 do PT, entre eles líderes importantes como Luciano Zucco, líder da Oposição, Sóstenes Cavalcante, líder do PL, e o combativo taúcho Marcel Van Hattemn, do NOVO.

A reportagem dando conta da notícia estava estampada em manchete do site da Agência Brasil, órgão de informação do governo federal lulopetista.

Vejam bem

A reportagem usou duas informações altamente preocupantes:

1) Informou que se tratava de um "pedido"  feito diretamente à Corregedoria da Casa.

2) E de que o "pedido" era da Mesa Diretora.

Algo gravíssimo. 

"Pedido"de suspensão à Corregedoria e não à Comissão de Ética ? "Pedido" da Mesa Diretora" e não do presidente da Câmara isoladamente ou de algum deputado ?

Isto tudo seria contra legem.

A Mesa Diretora, que tem um deputado do PL como vice-presidente, teria aderido unanimimente ao regime autoritário comandado pelo consórcio STF+Governo do PT ?

Não que seja de duvidar que o presidente da Câmara, Hugo Motta, e seu companheiro o presidente do Senado, David Alcolumbre, não sejam identificados como cúmplices do regime autoritáario, mas o fato é que eles vinham tentando salvar as aparências

Ontem a tarde, no entanto, o site da agência chapa branca do governo não admitiu que publicou uma fake news, mas fez isto de forma oblíqua, simplesmente alterando o conteúdo para contar o que realmeante ocorreu e que é o seguinte:

O deputado HugoMotta, presidente da Câmara, formalizou o pedido de suspensão do mandato de 13 deputados da Oposição e dois do PT, que lhe foram entregues por deputados do PT, Psol e PSB. Encaminhou o pedido de terceiros e não dele ou da Mesa Diretora.

E tem outra: a Corredoria dirá se os pedidos são ou não admissíveis. Se forem admissíveis, os casos irão para a Comissão de Ética.

Em caso contrário, como disse em nota o deputado Marcel Van Hattem, tudo será arquivado, que é o que ele espera.
.
A lista mais notável do grupo dos 15 inclui estes nomes - 

No caso do PL, somados Eduardo Bolsonaro e Zambelli, que estão exilados, Motta quer dizimar a oposição do PL e  suspender 15% de toda a bancada.

Marcos Pollon (PL-MS); Zé Trovão (PL-SC); Júlia Zanatta (PL-SC);Marcel van Hattem (Novo-RS);Paulo Bilynskyj (PL-SP); Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);Nikolas Ferreira (PL-MG);Zucco (PL-RS);Allan Garcês (PL-TO);Caroline de Toni (PL-SC);Marco Feliciano (PL-SP);Bia Kicis (PL-DF);Domingos Sávio (PL-MG);Carlos Jordy (PL-RJ); e Camila Jara (PT-MS).Camila Jara (PT-MS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário