Resultados heterogêneos de abril indicam ligeiro avanço da produção industrial

De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o faturamento real do setor avançou 1,5% entre março e abril na série dessazonalizada, após recuo de 2,5% apontado na leitura anterior. Já o nível de emprego apresentou ligeira alta de 0,1%, revertendo parte de queda de 0,2% observada em março. Seguindo na mesma direção, o número de horas trabalhadas registrou crescimento de 2,2%. Por outro lado, a massa salarial retraiu 0,4%, após elevações consecutivas ao longo dos últimos três meses. O rendimento médio real dos trabalhadores da indústria registrou queda de 0,4%, assim como o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), que caiu 0,1 ponto percentual, alcançando 78,1%. 

Outro indicador industrial divulgado ontem foi o de venda de papelão ondulado, que alcançou 290.368 toneladas em abril, de acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO). O resultado reflete uma queda de 1,2% na margem, na série livre de efeitos sazonais, devolvendo a alta de 1,5% registrada na leitura anterior. Na comparação interanual, as vendas cresceram 9,1%. 

Além disso, a produção nacional de petróleo somou 77,9 milhões de barris em abril, apresentando um avanço interanual de 2,3%, conforme dados divulgados ontem pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Entretanto, no acumulado do ano até abril, a produção registrou um recuo de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário