Conexão Proadi Moinhos discute resultados de pesquisa internacional sobre AVC hemorrágico

Estudo conduzido no Brasil pelo Hospital Moinhos de Vento será tema de debate no nesta quinta-feira 

Pacientes de 11 centros brasileiros especializados em Acidente Vascular Cerebral (AVC) participam de um dos maiores estudos de prevenção secundária de AVC hemorrágico no mundo. No Brasil, o projeto é conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde. Para falar sobre o estudo TRIDENT (sigla em inglês para Estudo da Terapia Tripla para Prevenção de Eventos Recorrentes de Doença Cerebral Intraparenquimatosa) e apresentar os primeiros resultados, a instituição gaúcha sedia, no dia no dia 15 de dezembro, o Conexão Proadi Moinhos. O evento híbrido ocorre a partir das 13h, no auditório Moinhos, e as inscrições devem ser feitas no site do hospital. O evento híbrido ocorre a partir das 13h, no auditório Moinhos, e as inscrições devem ser feitas no site do hospital.

Conduzida no Brasil desde 2019, a pesquisa é coordenada internacionalmente pelo The George Institute For Global Health, na Austrália, com o objetivo de fornecer evidências do impacto do tratamento em nível global. Para tanto, investiga a combinação de medicamentos anti-hipertensivos em uma única pílula para a diminuição da recorrência do AVC hemorrágico, uma das formas mais graves e responsável por 10% das reincidências da doença no mundo. A estimativa é que 1,5 mil pacientes participem no mundo todo, sendo 200 brasileiros das regiões Nordeste, Sudeste e Sul.  O recrutamento vai até o final de 2023

Segundo a líder operacional do projeto, Ana Claudia de Souza, o estudo tem o potencial de incluir um novo medicamento, de baixo custo, eficaz e de dose única diária, eliminando assim a dificuldade dos pacientes de ingerir vários remédios ao longo do dia. “Potencialmente, a medicação pode evitar a recorrência de AVC, diminuindo a morbimortalidade da doença na nossa população”, revela.

Participam das discussões do Conexão Proadi Moinhos, além de Ana Claudia, a chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento e responsável técnica pelo projeto, Sheila Cristina Ouriques Martins; e os convidados Diego Diniz, do Ministério da Saúde; e Gisele Sampaio, médica neurologista do Hospital Albert Einstein. A abertura ficará a cargo do superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento, Luiz Antonio Nasi.

 

O AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma alteração súbita da circulação cerebral que pode ocorrer de duas formas: ou rompe um vaso sanguíneo cerebral espalhando sangue pelo cérebro, o chamado AVC Hemorrágico — que corresponde de 10% a 15% dos casos; ou ocorre uma obstrução de um vaso sanguíneo cerebral e falta sangue numa região do cérebro, chamado AVC Isquêmico — considerado o mais comum, com tratamento possível se o paciente chegar rapidamente ao hospital.

Considerado a principal causa de incapacidade no mundo, é a segunda causa de mortalidade no Brasil, onde são registrados cerca de 400 mil casos por ano — desses, 80% são atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, uma em cada quatro pessoas, no mundo, terá um AVC. Outro dado alarmante é que, a cada minuto em que o vaso sanguíneo cerebral está fechado, cerca de dois milhões de neurônios morrem. Apesar das estatísticas, a doença é altamente prevenível e até 90% dos casos são evitáveis quando controlados os fatores de risco.

 Evento híbrido Conexão Proadi Moinhos

Quando: 15 de dezembro, 13h

Onde: Auditório Moinhos - rua Tiradentes, 333 - térreo

Inscrições no site do hospital. 








 





Nenhum comentário:

Postar um comentário