Expectativa da FCDL-RS é que a data comemorativa tenha um volume de vendas superior a R$ 5,4 bilhões no Rio Grande do Sul.

O comércio gaúcho terá o melhor Natal dos últimos três anos em volume de vendas neste 2022, de acordo com estimativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS. A expectativa é que a data tenha um incremento de até 10% na comparação com 2021 e movimente, no setor, cerca de R$ 5,4 bilhões. Isso traz aumento de comercialização de produtos após dois anos de perdas na data.  

 "Contribuem para essa boa expectativa fatores como a normalização da circulação dos consumidores nas lojas, a evolução dos indicadores de empregos, com mais pessoas trabalhando e obtendo renda, o pagamento do 13º salário", avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch. 

 

O dirigente salienta que as vendas poderiam ser ainda maiores caso o crédito não estivesse encarecido e as famílias tivessem menor comprometimento de sua renda com dívidas. Isso acaba inibindo o consumo de bens com maior valor agregado e direciona as compras para artigos mais populares. 

 

Em função desses fatores, a expectativa é que o valor médio dos presentes no Natal 2021 deva ficar na casa dos R$ 180,00. Os produtos mais procurados devem ser aqueles que tradicionalmente são buscados pelos consumidores, como roupas, calçados, produtos de beleza e perfumaria para os adultos e brinquedos para as crianças. Hiper e supermercados também devem ter bom movimento, em função das celebrações familiares. 

 

 

Dicas importantes

 

 

Para os lojistas aproveitarem essa expectativa positiva e venderem  mais neste Natal, o presidente da FCDL-RS dá algumas dicas importantes. 

 

 

– É fundamental que os lojistas estimulem o clima natalino, fazendo uma decoração que atraia os clientes. Vale o investimento em adornos de Natal bem chamativos, pois isso ajuda a despertar o interesse do consumidor. Mesmo no site ou redes sociais, também é possível utilizar itens que remetam ao período – destaca Vitor Augusto Koch.

 

 

Outro aspecto interessante é buscar propiciar ao consumidor a melhor experiência de compra possível. Isso pode acontecer de diversas maneiras, desde o atendimento em horário estendido até o oferecimento de brindes. Hoje, a boa experiência do consumidor é uma das maiores responsáveis pela fidelização de clientes.

 

 

Promoções criativas e atraentes, evitar a demora no atendimento presencial, com a loja preparada para receber a alta demanda e a atenção às redes sociais também contribuem para bem atender o consumidor.

 

 

Por fim, disponibilizar opções de pagamento que se adaptem ao bolso do consumidor. Atualmente, há possibilidade de fazer pagamentos até pelo WhatsApp. Fundamental, ainda, disponibilizar as máquinas de cartão de crédito e débito e o Pix.

 



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