Artigo, Silvio Lopes - Luzes piscantes...
Sílvio Lopes, jornalista, economista e palestrante sobre Economia Comportamental
Não há como não comparar o que nós, brasileiros, hoje constatamos ser realidade em nosso país, ao que os poloneses passaram durante a ocupação nazista na Segunda Guerra. Regimes totalitários usam, via de regra (e desde sempre), a mesma forma de calar vozes dissonantes, se necessário for, inclusive, assassinando opositores- cruel e barbaramente que seja.
Impedidos de contestar a sanha assassina nazista, sequer se reunir em grupos, mesmo dentro de suas próprias casas, um grupo deles criou uma rádio clandestina para fortalecer, unificar e incentivar o movimento de revolta do povo, fornecendo informações e fomentando a esperança no futuro de liberdades. Perseguidos, tinham de mudar o local da rádio prá despiste à saga tirânica que os perseguia.
Sem saber se estavam sendo ouvidos, tiveram a feliz e criativa idéia de pedir aos potenciais ouvintes que piscassem as luzes de suas casas durante a transmissão à noite. Foi um sucesso estrondoso. Logo a Polônia foi libertada da opressão, com Varsóvia completamente devastada. A batalha de Varsóvia acabou com mais de 200 mil poloneses mortos, segundo estimativas confiáveis.
Se ainda hoje desfrutamos, aqui no Brasil, de algumas "brechas permitidas" para denunciar e contestar o avanço totalitário em marcha pelo lulopetismo, a principal delas está centrada nas redes sociais - as nossas " luzes piscantes de Varsóvia". Que essas "luzes", enfim, iluminem de vez as mentes reptilianas idiotizadas de grande parcela do povo que se deixou tocar fundo por uma ideologia criminosa que os usa, unicamente, para acabar de vez com qualquer coisa que lembre, de longe, o que é uma democracia verdadeira, que eles dizem, hipocritamente, defender.
Sílvio Lopes, jornalista, economista e palestrante sobre Economia Comportamental
Contato: (51) 998 74 6134
Nenhum comentário:
Postar um comentário