Governo gaúcho arquiva processo ético aberto contra deputado Ruy Irigaray

 Foi arquivado, pela Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil do governo do Estado, por falta de provas, nesta segunda-feira (7/6), o Processo Administrativo Eletrônico, nº21/0801-0000582-1, aberto contra o deputado estadual Ruy Irigaray (PSL-RS), quando tinha exercido as funções de secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR). 

A denúncia que apontava irregularidades na gestão de Irigaray, quando comandou uma das secretarias mais estratégicas do governo do Estado, foi baseada na gravação de uma conversa de cunho pessoal entre Maria Beatris Conter Arruda, e na época o secretário Ruy Irigaray, que não tinha ciência de que estava sendo gravado. 

O CD que continha a gravação, foi entregue direto na Subchefia de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil. Nele, havia o áudio editado e descontextualizado, já que a gravação original tinha o tempo total de 28 minutos e 51 segundos e sendo que o material entregue no CD, continha apenas 3 minutos e 43 segundos. 

O parecer pelo arquivamento da denúncia foi assinado por três procuradores da Procuradoria Geral do Estado (PGE), demonstrando a unanimidade da decisão. 

Sobre o caso, o deputado Ruy Irigaray reitera que “esse arquivamento demonstra que a denúncia foi premeditada e montada. O intuito foi de atacar a minha honra, com interesses políticos e econômicos.  Destaca Irigaray que "A minha gestão na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo foi correta e transparente, com uma atuação voltada para o incremen to do desenvolvimento econômico e turístico do Estado". Conforme  o parlamentar, " serão encaminhadas medidas judiciais cabíveis contra esta ex-assessora, e será dado um encaminhamento ao Ministério Público e Polícia Civil,  para apurar responsabilidades pela falsa comunicação de crime”. 

Vale ressaltar ainda que Maria Beatris Conter é uma das duas denunciantes da reportagem veiculada no Programa Fantástico, da Rede Globo, no dia 14 de fevereiro de 2021, realizada pelo repórter Giovani Grizotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário