PSB/RS elege nova Executiva Estadual e reafirma pré-candidatura de Beto Albuquerque ao governo do RS

Com o Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa lotado por militantes e lideranças socialistas, o PSB gaúcho realizou, neste domingo (7), a eleição do diretório e da executiva estadual, além da escolha dos delegados para o congresso nacional. O presidente em exercício, Mário Bruck, foi eleito presidente para o triênio 2021/2023. Os socialistas também referendaram o nome do ex-deputado Beto Albuquerque ao governo do Estado. No sábado, durante a abertura do congresso, a Rede Sustentabilidade anunciou o apoio à pré-candidatura de Albuquerque. “Esse apoio, um ano antes das eleições, deixa claro a viabilidade do nosso projeto ao Estado, que pretende agregar todos que sonham e lutam por um Rio Grande que volte a ser protagonista, impulsionado pela educação, condutora do desenvolvimento sustentável em todas as áreas”.

Sobre o pleito do próximo ano, o presidente Mário Bruck disse estar otimista com as futuras composições partidárias para a disputa majoritária e projetou o aumento das bancadas nos legislativos federal e estadual. “Estamos construindo e buscando alianças com outros partidos do campo democrático. Os desafios estão postos, vamos à luta com a certeza de que chegou a vez do PSB ser o protagonista do futuro que sonhamos. Aqui no Estado, estamos chegando ao final de uma gestão partidária que estruturou o partido para os desafios futuros. Nossa meta é ampliar as nossas bancadas, elegendo cinco deputados estaduais e três deputados federais. Vamos trabalhar fortemente em todos os cantos do Rio Grande para eleger o próximo governador, com Beto Albuquerque como candidato”.

Além da Rede, estiveram presentes no evento lideranças de outras siglas, como o ex-prefeito de Porto Alegre e presidente estadual do PROS, José Fortunati, o presidente estadual do PCdoB, Juliano Roso, e o presidente do PDT-RS, Ciro Simoni. O presidente do PT-RS, Paulo Pimenta, participou do evento com uma manifestação enviada em vídeo. Estiveram ainda presentes no congresso do PSB representantes do Cidadania, do Solidariedade e do Avante.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, não pode comparecer, mas enviou uma carta lida na solenidade de abertura. “Agradeço à Direção Estadual do Rio Grande do Sul e toda sua militância pelo comprometimento que tiveram com o processo de Autorreforma do PSB. Além da participação entusiasmada, tal empenho rendeu teses interessantíssimas, que serão levadas à deliberação do XV Congresso Nacional do PSB. Importante destacar, igualmente, nossa alegria pela proposição da pré-candidatura do valoroso companheiro de Direção Nacional, Beto Albuquerque, ao governo do Estado. A Direção Nacional do partido não medirá esforços para que, junto com a seção estadual, possamos dar a esta candidatura à estatura que ele deve ter e que o povo do querido estado do Rio Grande do Sul merece”.

O presidente da Fundação João Mangabeira, Márcio França, enviou um vídeo saudando os congressistas e desejando sucesso à nova gestão estadual.

AUTORREFORMA

Após dois anos de debates democráticos, os socialistas também discutiram e referendaram as teses para os cinco eixos da chamada autorreforma do partido. Trata-se de uma série de mudanças propostas para a atualização do seu programa partidário e que deverão ser confirmadas em congresso nacional da sigla, previsto para o próximo ano. As discussões tiveram início na Conferência Nacional do partido, em novembro de 2019, com o objetivo de propõe soluções concretas e inovadoras para o país nos âmbitos econômico, social, cultural e ambiental, por meio de um Projeto Nacional de Desenvolvimento. “A autorreforma chega como oportunidade ímpar para nosso partido desenhar um grande projeto nacional, onde haja progresso econômico, inclusão social e superação das desigualdades com oportunidades igualitárias para todos. Um partido socialista e democrático também deve ser humanista, solidário e inclusivo”, destacou o presidente.


NÚCLEOS TEMÁTICOS  

Um dos assuntos debatidos pelo Partido Socialista Brasileiro no Rio Grande do Sul (PSB RS) é o incentivo à criação de núcleos temáticos. Por ora, a Executiva Estadual da sigla sugere a elaboração de grupos de trabalho em cinco áreas: causa animal, educação, aposentados, cultura e meio ambiente. 

De acordo com o presidente do PSB RS, Mário Bruck, os núcleos são fundamentais para discutir pautas relevantes para cada área e sugerir demandas e projetos para o Poder Legislativo. “O objetivo do trabalho é contribuir com as políticas públicas defendidas pelo PSB nos municípios, nos Estados e no país”, disse Mário.

Entre os presentes, o deputado federal Heitor Schuch, o secretário estadual de Obras, José Stédile, o deputado estadual Dalciso Oliveira, a dirigente nacional e representante da Executiva, Mari Trindade, o secretário nacional da Juventude, Tony Sechi, a secretária nacional do LGBTQIA+, Tathiane Araújo, a secretária nacional da Negritude, Valneide dos Santos e a representante nacional da Mulheres do PSB, Mari Ezi, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e presidentes locais da sigla.

 

Veja como ficou a composição da Comissão Executiva Estadual eleita:

EXECUTIVA ESTADUAL DO PSB RS- 2021/2023

1PRESIDENTE: Mário Bruck

1º Vice-Presidente: Jefferson Muller

2º Vice-Presidente: Heitor Schuch

3º Vice-Presidente: Juliano Carvalho

4º Vice-Presidente: Elton Weber

5º Vice-Presidente: José Stédile

Secretaria Geral: Mari Trindade

Secretaria de Finanças: Anselmo Piovesan

2º Secretário de Finanças: Renato Oliveira

Primeiro Secretario: Rogério Salazar

 2º Secretário: Letícia Gomes

Secretaria de Organização: Maria Elaine Tarelli

Secretaria de Formação Política: Carlos Vollmer

Secretário de Movimentos Populares e Mobilização: Vicente Selistre

Secretário Especial:  Adriano Boff, Airton Hochscheid, Alessandro Dal Zotto, Antônio Elisandro de Oliveira, Beatriz Souza, Carlos Orling, Dalciso Oliveira, Dilamar de Jesus Silva, Beto Grill, Luis Alberto Bairros, Paulo Silveira, Ricardo Cougo, Vanderlan Vasconselos.

Secretaria de Mulheres: Maria Luiza Loose - Malu

Secretaria do Movimento Popular: Elói Frizzo

Secretaria da Juventude: Diego da Silva Adams

Secretaria da Negritude: Vladimir da Silva

Secretaria Sindical: Marcelo da Silveira Freitas

LGBTQIA+: Thiago Ferreira Abreu


Nenhum comentário:

Postar um comentário